As competências na área de pensamento criativo envolvem gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos, abordando as situações a partir de diferentes perspetivas, identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários. As competências associadas a pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada. Com este objetivo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro implementou o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, onde os alunos se posicionam de forma crítica e criativa perante a realidade pretendida com os diversos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hoje recebemos Noa Santos do 9ºA2 e Mauro do 9ºC1 que ilustram o artigo 15º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, sobre o direito à nacionalidade. Noa Santos apresenta o drama dos refugiados que atravessam mares à procura de uma nação que os acolha. Utiliza a simbologia das escadas associada às bandeiras na inferência de salvação e fuga. Podemos reparar que Noa recorreu à realidade atual que mais lhe fez sentido para ilustrar o artigo. Foi a sua interpretação literária e visual da sua experiência pessoal.
Mauro utiliza a representação das bandeiras nacionais que de forma livre envolvem o direito à nacionalidade.