Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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22 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 15 º artigo


As competências na área de pensamento criativo envolvem gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos, abordando as situações a partir de diferentes perspetivas, identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários. As competências associadas a pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada. Com este objetivo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro implementou o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, onde os alunos se posicionam de forma crítica e criativa perante a realidade pretendida com os diversos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hoje recebemos Noa Santos do 9ºA2 e Mauro do 9ºC1 que ilustram o artigo 15º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, sobre o direito à nacionalidade. Noa Santos apresenta o drama dos refugiados que atravessam mares à procura de uma nação que os acolha. Utiliza a simbologia das escadas associada às bandeiras na inferência de salvação e fuga. Podemos reparar que Noa recorreu à realidade atual que mais lhe fez sentido para ilustrar o artigo. Foi a sua interpretação literária e visual da sua experiência pessoal.
Mauro utiliza a representação das bandeiras nacionais que de forma livre envolvem o direito à nacionalidade.








Miúdos a Votos. Mais alguns crachás,

Continuamos a divulgar a campanha eleitoral de Miúdos a Votos para os livros mais fixes .Estes são mais alguns dos crachás produzidos pelos nossos alunos.

17 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos em campanha


A campanha de Miúdos a Votos, pelos livros mais fixes, continua a espalhar leituras!













Ilustrar os Direitos Humanos - 11º artigo



Responsabilidade e integridade – Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum, são valores defendidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar.
A presunção de inocência até julgamento justo é um direito assumido pelo artigo 11º da DUDH. Lara Braz do 8ºA4 ilustra-nos a agressão do que é a culpabilização sem direito a defesa. Lucas Almeida do 9ºC1 usa o símbolo da gaiola aberta na ótica equilibrada entre o julgamento e a liberdade. Um mesmo artigo, dois olhares diferentes.










16 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos bem direcionado


Os nossos alunos em campanha eleitoral pelos livros mais fixes de Miúdos a Votos promovem na Escola Básica Ferreira de Castro as suas opções literárias, atraindo os colegas para os seus cartazes.




Ilustrar os Direitos Humanos - 27º artigo



No Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, no texto sobre pensamento crítico e pensamento criativo, diz-se que este processo implica que os alunos sejam capazes de desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem. Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos desenvolve esta competência chamando os alunos a transformarem artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em mensagens visuais.
Rahela Iuras do 8ºA1 interpreta o artigo 27º sobre a liberdade científica, literária e artística, individual e em comunidade, através da representação da asa livre da borboleta que transporta em si mesma a diversidade cultural e artística. Sofia Pimenta do 9ºA1 centra a sua obra na diversidade cultural da expressão artística através da variedade de cores com que pinta cada mão. É o respeito pela diversidade cultural nas origens e nos percursos.







15 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos 7ºA1


A campanha eleitoral dos alunos do 7ºA1, do livro mais fixe de Miúdos a Votos, faz-se também com folhetos de apresentação dos livros candidatos. Estes alunos não poupam esforços a espalhar a informação!






















Ilustrar os Direitos Humanos - 12º artigo



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os valores que integram o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, nomeadamente em Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.
Leonor Pôla do 8ºB1 e Mariana Costa do 9ºC1 interpretam artisticamente o artigo 12º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que nos remete para o direito à privacidade, à honra e reputação individuais. Leonor usa o símbolo do olho associado ao óculo de porta das residências, lembrando como abusiva é a intromissão gratuita na intimidade de cada lar. Mariana associa a privacidade ao respeito pelas escolhas individuais no espetro LGBTQ+. Espaço e género num mesmo artigo. 



14 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 18º artigo



Hoje é o artigo 18º que apresentamos na interpretação visual de Sara Simão do 8ºB3 e Clara Pedras do 9ºB3. Sara Simão representa a liberdade de pensamento e consciência com a simbologia da fechadura incluída no cérebro onde o próprio individuo se esconde e guarda, tendo só ele a chave. Já Clara Pedras representa a liberdade religiosa através de dois símbolos religiosos cuja divisão é quebrada por um punho em luta. Um mesmo artigo em que uma artista representa a origem da liberdade de pensamento e a outra apresenta o direito à expressão dessa mesma liberdade.
Uma educação que vise o desenvolvimento pleno do cidadão e a preparação para o exercício duma cidadania responsável, não é possível sem a educação em direitos humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos teve como objetivo ajudar os alunos a sentirem a importância dos direitos humanos, através da interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e respetiva ilustração, em parceria com Educação Visual.



Miúdos a Votos (7ºA4)


Por essa cidade se espalham os cartazes da campanha do 7ºA4 para o livro mais fixe de Miúdos a Votos!