A leitura deve ser entendida como um processo ativo de construção, em que o leitor não recebe apenas a informação, mas vai construí-la de acordo com as suas competências cognitivas, motivação, conhecimentos e experiências. O projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendeu implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração. O direito à liberdade de reunião é aqui ilustrado por Maria Franklin do 9ºA3 e Luana Lobo do 9ºB3, revelando bem a interpretação do artigo 20º.Maria Franklin utiliza o símbolo do punho erguido que nasce da terra com a força das raízes que o unem. É a liberdade de reunião que se pretende para todo o planeta que é a base da ilustração. É a verdadeira interpretação visual do texto lido.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
13 janeiro, 2023
12 janeiro, 2023
Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa 7ºB1,2,3
Hoje são os livros candidatos pela equipa do 7º B, grupos 1,2 e 3, que apresentamos para futura campanha eleitoral na Escola Básica Ferreira de Castro, na iniciativa Miúdos a Votos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior.
Ilustrar os Direitos Humanos - 3º artigo
Criar uma confluência entre o texto e a ilustração, é o convite do projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Depois de ler e interpretar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos o aluno, em Educação Visual, é convidado a passar a mensagem à respetiva imagem. Revelam-se experiências e constroem-se significados. Arilson Tomás do 9ºA1 representa o artigo 3º em que a liberdade é representada com uma gaiola aberta de onde sai uma pomba livre em direção ao Sol e à luz, em oposição à Lua e à escuridão da noite. Beatriz Carlos do 9º A4 abre as mãos dando vida livre ao ser humano. A criatividade e o simbolismo não tiveram limite com estes artistas.
11 janeiro, 2023
Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa do 7ºA1,2,3,4
Os alunos da equipa do 7º A, grupos 1,2,3 e 4 já apresentaram a candidatura dos seus livros à eleição de livro mais fixe, na iniciativa Miúdos a Votos. Promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Visão Júnior, os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro vão ser chamados a votar na sua biblioteca escolar, no livro candidato que mais gostaram de ler. Os grupos de alunos que se candidataram com um livro preparam-se agora para a campanha eleitoral.
Mediação Ler+Jovem (A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket)
A mediação de leitura é basicamente a transmissão de uma experiência motivadora para novos leitores. Foi a esse desafio que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro respondeu, quando transformou leitores do seu acervo em mediadores jovens de leitura para os seus pares, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem. Hoje temos a sugestão de Ana Alves do 8ºA3.
10 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 5º artigo
Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu colocar a imagem em interação com o texto, unindo a ilustração aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois de lido e interpretado cada artigo os alunos são convidados em Educação Visual a ilustrar a mensagem contida no texto, utilizando os seus próprios códigos imagéticos. Fábio Aguiar do 9ºA4 e Gonçalo Rita do 9ºA1 interiorizaram a mensagem do artigo 5º e transformaram-na em imagens poderosas.
09 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 11º artigo
Valorizar a leitura através da importância do papel do ilustrador, na medida em que ele pode definir visualmente diversos componentes de um texto, foi um dos objetivos do projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. A criatividade visual associada à interpretação textual foi a revelação dos alunos servidos pela biblioteca escolar, em colaboração com a disciplina de Educação Visual. Hoje revelamos a interpretação visual do artigo 11º pelos alunos Erica Sousa do 9ºB4 e da Joana Costa do 9ºB1.
08 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Vai onde te leva o coração)
Desafiar um jovem leitor a expressar o seu envolvimento com a obra lida, pode motivá-lo a encontrar pontos positivos na sua leitura. Ganha-se um adepto da leitura e pode potenciar-se simultaneamente a disseminação da experiência leitora. Com o projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi possível registar a experiência leitora de Mariana Cardoso do 9ºA3.
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