Dia 12
deste mês, integrado na semana da leitura, a Biblioteca Escolar Ferreira de
Castro promoveu a atividade (IN)COLOR – A cor é para todos. Integrado no projeto da nossa professora
Anabela Araújo de sensibilização para o daltonismo, esta atividade teve como
objetivo principal sensibilizar professores e alunos para os constrangimentos
experimentados pelos daltónicos em situações do dia a dia e mais concretamente
em contexto escolar.
O daltonismo é uma deficiência na visão que dificulta a perceção
de uma ou de todas as cores. O individuo daltónico apresenta dificuldade na
diferenciação das cores e isso pode representar uma necessidade de adaptação de
alguns instrumentos de convívio social para as necessidades do daltónico.
ABORDANDO O DALTONISMO COMO QUESTÃO SÓCIOCIENTÍFICA PARA INTRODUÇÃO DE
CONCEITO DE LUZ E ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO VISÍVEL NO ENSINO MÉDIO
Ana Maria Osorio Araya João Ricardo Neves da Silva Bruna Mestre
Santana Kassio Lemberg Paz Ferreira Célia Cristina Poltronieri
I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las
Ciencias Experimentales
DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA HOY
Formar sujetos competentes para un mundo en permanente transformación
Depois da Introdução
ao conceito de daltonismo, debateu-se com os alunos a temática do dia-a-dia de
um daltónico e os problemas que eles podem ter e como podemos detetar e
contribuir para a sua adaptação à vida social.
Utilizando
as imagens da obra de O Principezinho, os alunos realizaram a atividade de
conseguir pintar uma representação, com uns óculos que a Biblioteca Escolar
construiu e que alterava a perceção das cores.
Foi uma
atividade muito animada e divertida, mas sobretudo esclarecedora da problemática
do daltonismo.
O processo
pedagógico da inclusão começa com a compreensão e consciencialização das situações
da diferença.