Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

14 março, 2019

(IN)COLOR – A cor é para todos - SEMANA DA LEITURA



Dia 12 deste mês, integrado na semana da leitura, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu a atividade (IN)COLOR – A cor é para todos. Integrado no projeto da nossa professora Anabela Araújo de sensibilização para o daltonismo, esta atividade teve como objetivo principal sensibilizar professores e alunos para os constrangimentos experimentados pelos daltónicos em situações do dia a dia e mais concretamente em contexto escolar.



O daltonismo é uma deficiência na visão que dificulta a perceção de uma ou de todas as cores. O individuo daltónico apresenta dificuldade na diferenciação das cores e isso pode representar uma necessidade de adaptação de alguns instrumentos de convívio social para as necessidades do daltónico.
ABORDANDO O DALTONISMO COMO QUESTÃO SÓCIOCIENTÍFICA PARA INTRODUÇÃO DE CONCEITO DE LUZ E ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO VISÍVEL NO ENSINO MÉDIO
Ana Maria Osorio Araya João Ricardo Neves da Silva Bruna Mestre Santana Kassio Lemberg Paz Ferreira Célia Cristina Poltronieri
I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales
DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA HOY
Formar sujetos competentes para un mundo en permanente transformación

Depois da Introdução ao conceito de daltonismo, debateu-se com os alunos a temática do dia-a-dia de um daltónico e os problemas que eles podem ter e como podemos detetar e contribuir para a sua adaptação à vida social.




Utilizando as imagens da obra de O Principezinho, os alunos realizaram a atividade de conseguir pintar uma representação, com uns óculos que a Biblioteca Escolar construiu e que alterava a perceção das cores.










Foi uma atividade muito animada e divertida, mas sobretudo esclarecedora da problemática do daltonismo.






O processo pedagógico da inclusão começa com a compreensão e consciencialização das situações da diferença.


Sem comentários:

Enviar um comentário