Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

29 janeiro, 2019

(Terapia da) fala connosco - Programa Cientificamente Provável



Integrado no programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem estado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. 


Desta vez no dia 29 foi abordada a terapia da fala e os alunos puderam perceber o âmbito desta intervenção ao nível da saúde, nomeadamente como a terapia da fala avalia, diagnostica e trata alterações da comunicação humana e suas perturbações, considerando que a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não-verbal.



Comunicação e Linguagem, Fala, Fluência, Voz e Deglutição, são algumas das áreas de ingerência da terapia da fala.

Para os alunos foi importante perceber que esta terapia atua ao nível de todas as idades na dicção, a acentuação das palavras, os gestos comunicativos, tornando mais natural a comunicação.
Dificuldade na interpretação de contextos, estruturação frásica pobre, dificuldade em descrever o conteúdo específico de um tema, dificuldades de compreensão e/ou de expressão de textos escritos, são também dificuldades abordadas na terapia da fala.




Várias foram as turmas de 9º ano que participaram nesta formação integrada na disciplina de Ciências Naturais referente ao capítulo programático, viver melhor na terra: De que modo a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.




Nesta atividade a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, levando os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar.

28 janeiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro



A literatura constitui um vasto campo onde o geógrafo pode encontrar. quase sempre em espaços ficcionados, percursos sociais. cenários económicos e culturais que o podem ajudar a compreender as relações. quase sempre complexas. entre a população e o território.

LITERATURA E GEOGRAFIA: Outras viagens, outros territórios.
EMIGRANTES de Ferreira de Castro
Fernanda Delgado Cravidão e Marco Marques
Cadernos de Geografia. n. • 19. 2000 Coimbra, FL.U.C, pp. 23-27




Do currículo de geografia de 7º ano faz parte a observação e descrição de paisagens. Enquadrado neste tema foi desenvolvido o projeto “As Paisagens”. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que organizou uma exposição sobre a descrição de paisagens nas obras de Ferreira de Castro. 


A visita e exploração da exposição pelos alunos permitiu concretizar alguns dos objetivos previstos no projeto : utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos; situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas: local, regional, nacional e continental, ilustrando com diversos tipos de imagens; identificar o tipo de paisagem existente na região onde a escola se localiza; caracterizar a paisagem envolvente da escola (rochas dominantes, relevo). 



A articulação da atividade da biblioteca escolar, com as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de sala de aula, contribuíram para uma aprendizagem contínua, facilitou a motivação para a descoberta de outras formas de escrita (linguagens), onde o vocabulário geográfico está presente e estimulou o desenvolvimento crítico do conhecimento e a imaginação e a criatividade.

Todas as turmas de 7º ano, acompanhados pelos professores de Geografia visitaram a exposição da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro O livro e a paisagem em Ferreira de Castro.



Tornar a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro um local de formação e desenvolvimento da competência leitora, condição de todo o conhecimento, tendo como linha de ação a participação em iniciativas de estímulo ao relacionamento das competências de leitura com outros domínios do saber, objetivo do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020, esteve subjacente a esta atividade dedicada a Ferreira de Castro.

O escritor da paisagem: Ferreira de Castro



“O pinhal, todo de troncos grossos, casca áspera e gretada, adormecida austeramente no silêncio da tarde primaveril. As suas pinhas dir-se-iam incopuladas ou corroídas por antídoto maltusianista, pois cá em baixo, no solo castanho e acidentado, nenhum pinheiro infame erguia para o céu os bracitos verdes. Os caules nus, quase negros, assimétricos, eram colunas dum tempo bárbaro, em cuja cúpula transparente o sol ia tecendo prateada e fantasiosa malha. Por vezes, o tecido incorpóreo esfarrapava-se e descia em fluidos caprichosos, até os galhos, formando pulseiras, ou até ao chão, onde coagulava em jóias bizarras.
Ao fundo, cortando o declive, estendia-se a linha avermelhada dum valado, que cedia terreno e entrincheirava a multidão cerrada dos pinheiros adolescentes e mui viçosos – a prole que os velhos não quiseram cobrir com as suas asas seculares.
À esquerda, para lá ainda da falda do outeiro, esbranquiçava, por entre a ramagem estática, o casario da aldeia. Desse lado, certamente de debicar os brincos vermelhos das cerejeiras, um gaio vinha, de quando em quando, esconder no pinhal o cromatismo da sua plumagem. “Chuá Chuá”. E era o único grito que quebrava o silêncio, também volátil, das velhas árvores em êxtase”
Ferreira de Castro Emigrantes (1928)
(BEFC cota:82-3 CAS-EMI)


24 janeiro, 2019

Prevenção e Lesões Desportivas - Programa Cientificamente Provável



No programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. É neste contexto que organizámos uma atividade no ginásio da escola desenvolvendo o tema que diz respeito à prevenção das lesões desportivas e a técnicas de relaxamento. 



Os alunos foram confrontados com a simulação de lesões e a explicação das hipóteses terapêuticas.



Nesta atividade a implementação do O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, levando os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar.



Esta atividade também se pretendeu atingir competências na área de Consciência e domínio do corpo, que dizem respeito à capacidade de o aluno compreender o corpo como um sistema integrado e de o utilizar de forma ajustada aos diferentes contextos.

22 janeiro, 2019

KO Violência



Mais uma vez com o patrocínio da Escola Segura, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou uma atividade, neste caso  na luta contra a violência.



Tendo connosco professores e alunos da Escola de Boxe João Faleiro, a Biblioteca Escolar promoveu aulas de Educação Física relacionadas com desportos de combate e a prevenção da violência, levando os alunos a realizar com oportunidade e correção as ações do domínio de oposição em atividade de combate (Luta), utilizando as técnicas elementares de projeção e controlo, com segurança (própria e do opositor) e aplicando as regras, quer como executante quer como árbitro.












De novo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora com a implementação do O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na Área de Competência do Relacionamento Interpessoal no propósito de adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição.


18 janeiro, 2019

Terapias em Ação - Programa Cientificamente Provável



No Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. É neste contexto que organizámos uma exposição intitulada Terapias em Ação, que pretendeu mostrar aos nossos alunos diversos aparelhos e instrumentos de intervenção em terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia.




Alguns dos instrumentos expostos puderam mostrar aos nossos alunos as diversas formas de intervenção nas terapias apresentadas: Goniómetro - Instrumento para medição de ângulos articulares utilizado na fisioterapia para medir a amplitude dos movimentos em várias articulações do corpo humano, importante para verificar se as articulações realizam os movimentos nas amplitudes esperadas, bem como, para avaliar o progresso dos resultados de um tratamento; Littmann Select Stethoscope  - Instrumento utilizado na fisioterapia para realizar a auscultação pulmonar com o objetivo de avaliar a condição clínica do foro respiratório que  permite configurar o tratamento de forma mais adequada e dirigida, bem como, avaliar os resultados do mesmo; Martelo de reflexos - Instrumento utilizado na fisioterapia para testar os reflexos com o objetivo de avaliar o estado do sistema nervoso central e periférico; vários objetos de uso quotidiano adaptados a pessoas com dificuldades de coordenação de movimentos; Kit de material de intervenção nas perturbações da deglutição; Dispositivos de suporte à comunicação para pessoas com necessidades complexas, não utilizando a fala como principal meio de comunicação. 

Muitos foram os objetos expostos assim como bibliografia especifica de terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia.


Várias foram as turmas de 9º ano que visitaram a exposição acompanhadas pelos professores de Ciências Naturais em aulas dedicadas ao capítulo programático referente a Viver melhor na terra: De que modo a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.









Parcerias com universidades e outras organizações, com vista à produção de conteúdos, formação e realização de estudos, é uma linha de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro  operacionaliza.


17 janeiro, 2019

A Química entre nós



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o patrocínio da Bayer Portugal e da Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia - Ambiente e com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, do Comité Português para as Geociências e do Comité Português para o Ano Internacional das Florestas e da Biodiversidade, exibe a Exposição "A Química entre Nós......".



O objetivo desta exposição é criar nos jovens o interesse pela ciência química pretendendo salientar as conquistas da Química, revelando as suas contribuições para o bem-estar da Humanidade.



A Exposição "A Química entre Nós......"integra-se nos objetivos das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Biodiversidade (2011-2020).





Com os professores de Ciências Físico Químicas foram 19 as turmas de 7º ao 9º ano que visitaram a exposição e puderam responder a um questionário como guia de observação sobre temas como História da Química, A Química no dia-a-dia, A Química na Saúde, Química no Ar, Água e Solo, e A Química nos Alimentos.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo.

12 dezembro, 2018

Montra DUDH



Acompanhando as celebrações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou uma monta bibliográfica sobre os direitos humanos que foi alvo de consulta para trabalhos de investigação por parte dos alunos.