Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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30 novembro, 2024

Leituras+ em Rota Livre (6ºB2)


    As bibliotecas escolares desempenham um papel essencial na promoção da leitura, ao fornecerem um ambiente acolhedor e repleto de recursos que incentivam os alunos a explorar o mundo dos livros. Estas bibliotecas não são apenas espaços de estudo, mas também centros de descoberta, onde os estudantes têm acesso a uma variedade de géneros literários que estimulam o gosto pela leitura. Através de projetos como o da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Leituras+ em Rota Livre, as bibliotecas escolares criam oportunidades para que os alunos desenvolvam competências de literacia, ampliem o seu vocabulário e aprofundem o seu conhecimento cultural. Desta vez foram os alunos do 6ºB2 a escolher os livros que os irão acompanhar nos próximos dias.






29 novembro, 2024

Literacia Financeira : Dinheiro e o Sistema Financeiro (8ºC2)


    A educação financeira é uma prática pedagógica essencial para preparar os jovens para lidar com os desafios económicos do mundo moderno. Desde cedo, compreender conceitos como orçamento, poupança e consumo consciente ajuda os estudantes a desenvolverem autonomia e a tomarem decisões financeiras responsáveis. Essa aprendizagem vai além do cálculo de números; ela envolve reflexões sobre valores, prioridades e o impacto de suas escolhas na vida pessoal e coletiva.
    Mais um grupo/turma beneficiou da parceria entre a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e a Associação Sintra És+, na formação dos nossos alunos em Literacia Financeira. Os alunos do 8ºC2 ouviram atentamente e participaram ativamente nas atividades sobre Dinheiro e o Sistema Financeiro.





Mediação Ler+ Jovem com Matilda Almeida


     O parecer literário entre jovens é uma prática pedagógica valiosa que promove a troca de experiências e opiniões sobre obras literárias, incentivando o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Quando um jovem compartilha as suas impressões sobre um livro, ele não apenas reflete sobre a sua leitura, mas também apresenta argumentos que ajudam outros jovens a se interessarem pela obra ou a analisá-la sob uma nova perspetiva. 
    Hoje publicamos o postal do Projeto Mediação Ler+Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, de Matilda Almeida, sobre a sua leitura da obra Obrigada pelas Recordações.






28 novembro, 2024

Literacia Financeira : Dinheiro e o Sistema Financeiro (8ºC1)


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua com as ações de formação em literacia financeira, e desta vez para o 3º ciclo. Com os alunos do 8ºC1, e em parceria com a Associação Sintra És+, hoje falou-se de Dinheiro e Sistema Financeiro.
    A inclusão da educação financeira nas escolas tem um impacto profundo na formação dos jovens, preparando-os para os desafios da vida adulta. Saber lidar com dinheiro é uma habilidade prática e necessária, mas que muitas vezes não é ensinada em casa. A educação financeira permite que os jovens desenvolvam a capacidade de tomar decisões informadas, evitando problemas como o endividamento e o consumo impulsivo. Essa preparação os ajuda a construir uma relação saudável com o dinheiro, fundamentada no equilíbrio entre ganhos e gastos, o que é crucial para alcançar estabilidade financeira no futuro.  





Mediação Ler+ Jovem com Kelloany Oliveira


 Quando um jovem escreve um parecer literário, ele desenvolve habilidades como argumentação, análise crítica e expressão escrita. Ele aprende a justificar as suas opiniões com base em elementos do texto, como enredo, linguagem e construção das personagens, o que contribui para um entendimento mais profundo da obra. Além disso, ao direcionar esse parecer a outro jovem, ele adapta a sua linguagem e abordagem para torná-las mais acessíveis e cativantes, o que reforça as suas competências comunicativas. Hoje publicamos o parecer literário de Kelloany Oliveira sobre o livro de Margarida Fonseca Santos, Está nas tuas mãos.

Leituras+ em Rota Livre (6ºB1)


    A divulgação literária no contexto educativo é uma peça-chave para o desenvolvimento integral dos alunos. Através da promoção da leitura, é possível fomentar competências fundamentais como a compreensão textual, a expressão escrita e a capacidade crítica. Mais do que uma prática escolar, a literatura permite que os nossos alunos explorem universos desconhecidos, contactem com realidades distintas e desenvolvam valores como a empatia e a tolerância. Nesse sentido, integrar a divulgação literária nas práticas pedagógicas contribui para formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Com o Projeto Leituras+ em Rota Livre os alunos do 6º B1 visitaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e elegeram as suas próximas leituras.






27 novembro, 2024

Ler o Holocausto - O violino de Auschwitz


    Ao aprender sobre o Holocausto, os estudantes desenvolvem empatia e consciência crítica, entendendo como o extremismo e a discriminação podem escalar para níveis catastróficos quando não são combatidos. Além disso, essa aprendizagem estimula reflexões sobre direitos humanos, responsabilidade coletiva e a importância de resistir a discursos de ódio. Apenas compreendendo os erros do passado é possível evitar que eles se repitam no futuro, fortalecendo os valores democráticos e humanitários.
    Hoje é a Catarina Pascoal que integra o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto, e nos revela como foi ler O Violino de Auschwitz.

    Este romance conta-nos uma comovente narrativa de resistência e sobrevivência, durante o Holocausto. Daniel, um talentoso luthier judeu preso em Auschwitz, é forçado a onstruir um violino para o comandante do campo. Foi uma forma de resistência interna e uma tentativa de preservar a sua dignidade.
    O protagonista, Daniel, foi a personagem de que mais gostei, porque representa a força interior e a capacidade de preservar a própria identidade no meio de tanta desumanização.
    A leitura desta obra permitiu-me aprender sobre a capacidade de encontrar esperança no desespero e sobre a dignidade humana, mesmo nas situações mais sombrias da nossa vida.
    Na minha opinião, o livro é profundamente tocante e poderoso, pois a autora consegue transmitir as emoções e os dilemas vividos pelos prisioneiros de Auschwitz.
    Considero que é uma leitura intensa, que vale muito a pena ler para quem quer entender a força da esperança e da resiliência no meio do horror.

Catarina Pascoal 9º A2



Leituras+ em Rota Livre (6ºA1)

    A divulgação literária desempenha um papel central na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. Quando crianças e jovens têm acesso a livros e são incentivados a explorar diferentes géneros literários, desenvolvem habilidades como interpretação, análise e reflexão. A leitura amplia a visão de mundo, estimula a empatia e ajuda a compreender contextos sociais e culturais variados. Nesse sentido, projetos pedagógicos que priorizam a divulgação literária contribuem não apenas para o enriquecimento académico, mas também para a construção de indivíduos mais preparados para dialogar e interagir com a sociedade de forma ética e reflexiva. Com o Projeto Leituras+ em Rota Livre, os alunos do 6º ano A1 escolheram na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro as suas leituras das próximas semanas.






26 novembro, 2024

Utilização segura da Internet (5ºC2,5ºC3)

    A Internet é uma ferramenta indispensável na educação moderna, proporcionando acesso a um vasto universo de conhecimentos e recursos. No entanto, aprender a utilizá-la com segurança é fundamental para garantir que os alunos tirem o máximo partido destas oportunidades sem se exporem a riscos desnecessários. A inclusão de programas pedagógicos sobre literacia digital nas escolas ajuda os estudantes a reconhecerem perigos como desinformação, ciberbullying e violações de privacidade.
    Mais uma vez, com a parceria com a Escola Segura, foi possível à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro proporcionar aos alunos de 5º ano, desta vez o 5ºC2 e 5ºC3, uma formação sobre a utilização segura da Internet. Os nossos alunos viram atentamente os filmes apresentados e colocaram muitas questões.