Valorizar a leitura através da importância do papel do ilustrador, na medida em que ele pode definir visualmente diversos componentes de um texto, foi um dos objetivos do projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. A criatividade visual associada à interpretação textual foi a revelação dos alunos servidos pela biblioteca escolar, em colaboração com a disciplina de Educação Visual. Hoje revelamos a interpretação visual do artigo 11º pelos alunos Erica Sousa do 9ºB4 e da Joana Costa do 9ºB1.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
09 janeiro, 2023
08 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Vai onde te leva o coração)
Desafiar um jovem leitor a expressar o seu envolvimento com a obra lida, pode motivá-lo a encontrar pontos positivos na sua leitura. Ganha-se um adepto da leitura e pode potenciar-se simultaneamente a disseminação da experiência leitora. Com o projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi possível registar a experiência leitora de Mariana Cardoso do 9ºA3.
07 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 14º artigo
A leitura assume-se como um processo interativo de construção de significados e é o leitor que vai construindo progressivamente a sua própria interpretação do texto. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual, o aluno transforma a sua interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens, transportando os seus conhecimentos e a sua sensibilidade face aos valores do contexto de cada artigo. Aqui é Raissa do 9ºB3 e Ludjero do 9º A2 que interpretam visualmente o artigo 14º sobre o direito universal de beneficiar de asilo.
06 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 19º artigo
Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu atribuir relevância à ilustração nas aprendizagens, como recurso pedagógico, numa lógica inter e transdisciplinar. Traduzir os artigos da DUDH em literacia visual foi o desafio proposto aos alunos de Educação Visual. Sara Garção do 9ºA2 e Maria Almeida do 9ºA1 interpretaram ambas o artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos ilustrando a origem da liberdade de expressão na força livre do pensamento.
05 janeiro, 2023
Notícias do Reino de Portugal
Os alunos de 8º ano continuam a vir à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro investigar para a disciplina de História e redigir as suas crónicas do Reino de Portugal, acompanhando o jornal da biblioteca escolar. Esta semana destaca-se a morte de Nuno Álvares.
Miúdos a Votos : a escolha dos livros.
Na atividade Miúdos a Votos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, as turmas da professora Luísa Rodrigues já começaram a escolher os livros pelos quais se vão empenhar em campanha eleitoral. Espera-se uma campanha bem aguerrida!
Mediação Ler+Jovem (Ghostgirl a rapariga invisível)
Criar vínculos afetivos entre livros e leitores jovens é um dos objetivos do Projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje agradecemos a partilha a Carolina da Silva do 9ºA3.
04 janeiro, 2023
Miúdos a Votos : os candidatos a livro mais fixe.
Os candidatos a livro mais fixe já são conhecidos.
Hoje os alunos de muitas turmas já escolheram o livro com o qual vão participar em campanha eleitoral. Esperamos muita animação!
Ilustrar os Direitos Humanos - 21º artigo
A ilustração é uma forma de leitura que desenvolve o pensamento crítico, raciocínio e capacidade de observação. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual, desafiamos os nossos alunos a estabelecer um diálogo entre linguagens: a palavra e a imagem. Transformar em linguagem gráfica o conteúdo dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, levou o leitor a interpretar o sentido das palavras e a revelar a respetiva leitura imagética. Hoje publicamos as ilustrações de Miguel Afonso do 9ºA1, e de Micaela Pereira do 9ºB4, que ilustra o artigo 21º associando o ato livre de votar à liberdade de pensamento.
03 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Leão por cima da porta)
O leitor assume um papel atuante e deixa de ser mero descodificador ou recetor passivo e desenvolve gradualmente o pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo, através da interpretação que faz das palavras lidas. Cada faixa etária tem os seus códigos interpretativos o que permite que entre pares a mediação da leitura possa ter linguagens verbais e mentais mais aproximadas. Leão por cima da porta de Onjali Q. Raúf é-nos apresentado por Daniel Silva do 8ºA3 no Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
02 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 22º artigo
Mais uns jovens ilustradores criam diálogo entre texto e imagem, no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Ilustrar os Direitos Humanos. Os nossos alunos são motivados, numa primeira etapa, a interpretar os textos dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em parceria com a disciplina de Educação Visual os alunos transformam ideias em códigos visuais que associam aos seus conhecimentos e experiência de vida. Rodrigo Afonso do 9ºA1 e Rafael do 8ºB1 ilustram o artigo 22º não se abstendo de críticas àquilo que consideram ser Segurança Social e gestão de recursos ao nível nacional, assim como o que deverá ser a inclusão em dignidade dos direitos económicos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)