Nos dias 11
e 12 de março, integrado na Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar Ferreira de
Castro dinamizou a atividade Leitura de olhos vendados, com a professora
Anabela Carvalho e o diretor do Agrupamento, António Castel-Branco.
Quatro
turmas de alunos de 5º ano ouviram ler de olhos vendados, lendo sem ver, lendo
escutando, lendo para dentro e imaginando.
Focar a
atenção no que se ouve ler e transformar o que se escuta em imagens cerebrais,
faz de cada ouvinte um genuíno construtor de histórias capaz de entender
emoções.
Depois de
escutarem a história discutiram-na em grupo revelando o que imaginaram e
as conclusões que tiraram.
Foi
divertido, calmo e introspetivo. Uma experiência nova!
As bibliotecas escolares proporcionam o contacto estreito
e regular com o livro e a prática da leitura enquanto instrumentos
privilegiados de aprendizagem e treino da compreensão leitora. Aprender a ler e
ler para aprender são princípios básicos da formação de leitores competentes.
Estas aptidões são estruturantes e nucleares para a aquisição de conhecimento e
determinantes nos percursos escolar e educativo dos alunos. A biblioteca,
através da sua ação e mediação, contribui significativamente para a melhoria
qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras. (Modelo de avaliação da biblioteca
escolar, Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação)