Ao ler as memórias dos sobreviventes do Holocausto, os alunos são convidados a refletir sobre os perigos do ódio, da indiferença e da passividade face à injustiça. Os testemunhos incentivam o respeito pelos direitos humanos e o compromisso com a paz. Contribuem para a construção de uma memória coletiva que não esquece as lições da História, promovendo uma cultura de tolerância, diálogo e responsabilidade. Estes objetivos são os que norteiam o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto. Hoje são as palavras de Lara Neri, de 7º ano , que publicamos a propósito da leitura da obra A Bailarina de Auschwitz .
A personagem que mais gostei foi a própria autora, o que ela escreve é impressionante, ela conseguiu converter a sua dor neste livro para ter uma ideia do que se passava consigo. A sua superação é uma grande inspiração e oferece-nos lições que nos podem ajudar também na nossa vida.
Ao ler este livro aprendi que, apesar de não ser fácil conseguirmos controlar o que acontece, conseguimos pensar antes de agir e mesmo antes de falarmos, e também nos ajuda a reagirmos aos traumas.
Na minha opinião, para quem gosta deste tema, o Holocausto, é um livro super bom e ajuda-nos a refletir sobre as boas e más ações
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