Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

31 maio, 2025

Ler o Holocausto - A Bailarina de Auschwitz


    Ao ler as memórias dos sobreviventes do Holocausto, os alunos são convidados a refletir sobre os perigos do ódio, da indiferença e da passividade face à injustiça. Os testemunhos incentivam o respeito pelos direitos humanos e o compromisso com a paz. Contribuem para a construção de uma memória coletiva que não esquece as lições da História, promovendo uma cultura de tolerância, diálogo e responsabilidade. Estes objetivos são os que norteiam o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto. Hoje são as palavras de Lara Neri, de 7º ano , que publicamos a propósito da leitura da obra A Bailarina de Auschwitz .

    A Bailarina de Auschwitz é uma autobiografia de uma prisioneira do campo de concentração Auschwitz que dançava para os guardas nazis. Após ser libertada, recorreu a psicólogos tentando reconstruir a sua vida depois da 2ª Guerra Mundial.
    A personagem que mais gostei foi a própria autora, o que ela escreve é impressionante, ela conseguiu converter a sua dor neste livro para ter uma ideia do que se passava consigo. A sua superação é uma grande inspiração e oferece-nos lições que nos podem ajudar também na nossa vida.
    Ao ler este livro aprendi que, apesar de não ser fácil conseguirmos controlar o que acontece, conseguimos pensar antes de agir e mesmo antes de falarmos, e também nos ajuda a reagirmos aos traumas.
    Na minha opinião, para quem gosta deste tema, o Holocausto, é um livro super bom e ajuda-nos a refletir sobre as boas e más ações




30 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Inês Rendeiro


     A escrita de um parecer literário permite ao jovem estabelecer uma ligação mais profunda e pessoal com a obra lida. Ao ter de expressar as suas emoções, surpresas ou frustrações em relação à leitura, o aluno é levado a interiorizar e a valorizar a experiência literária. A Inês Rendeiro soube retirar da obra lida diversão, aprendizagens e exemplos para futuro. Esta jovem de 5º ano é mais uma participante no projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira d Castro.

O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Casa Museu Leal da Câmara


    O grupo de alunos do 6ºA1 foi o que participou, com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no Projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Câmara Municipal de Sintra e Rede de Bibliotecas Escolar. Entre as disciplinas intervenientes tivemos Educação Visual e Tecnológica, com a professora Sónia Touguinha, que pegou no perfil caricaturista de Leal da Câmara e propôs aos seus alunos fazerem as suas próprias caricaturas. Fotografias, desenhos, recortes, montagens, tudo serviu para cada pequeno artista fazer o seu retrato.
    Saber fazer caricaturas não foi apenas um exercício de desenho, mas também um meio de desenvolver o pensamento crítico. Ao criar caricaturas, os alunos foram desafiados a pensar sobre as suas características mais marcantes e a expressá-las através do humor e da arte.









29 maio, 2025

Um Livro que Li (Nuno Alexandre da Rocha)


    Falar sobre livros com significado pessoal promove o exercício da empatia. Os filhos escutam histórias que moldaram o pensamento e as emoções dos pais, e aprendem a valorizar as experiências dos outros. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura que lhes tenha tocado. Hoje são as palavras do pai de Duarte Rocha que apresentamos.



 

28 maio, 2025

Camões em escape room


    No dia 23 de maio, «Dia do Agrupamento Ferreira de Castro», que teve este ano como tema o V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, os alunos do 9.º ano tiveram a oportunidade de realizar, na Biblioteca da Escola B2,3 Ferreira de Castro, atividades lúdicas promovidas pela Biblioteca Escolar sobre a vida e obra deste grande poeta.

    Foi uma manhã bastante animada que proporcionou aos alunos a possibilidade de, através da realização de quatro «escape room», não só reverem e consolidarem os seus conhecimentos sobre a vida do genial poeta, como também complementarem o estudo d’ «Os Lusíadas», já que os «escape room» visaram a vida de Camões e ainda alguns dos episódios da obra, nomeadamente o “Consílio dos Deuses”, “As Despedidas em Belém” e o episódio de “Adamastor”.

    Ao longo da realização das atividades, os alunos demonstraram bastante interesse e empenho e, no final, mostraram-se satisfeitos com a concretização das atividades, que lhes proporcionaram um momento de descontração e uma abordagem diferente, divertida e estimulante da obra estudada em sala de aula.

 Esta atividade deve-se à excelente colaboração das professoras de Português do 3.º ciclo, Andreia Simão e Anabela Sá Sil, a quem desde já agradecemos.

 



25 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Maria Constança da Silva


    A escrita de um parecer literário por parte de um jovem leitor representa uma oportunidade valiosa para desenvolver o pensamento crítico. Ao redigir a sua opinião fundamentada sobre uma obra lida, o aluno é incentivado a refletir sobre os temas, as personagens, o enredo e o estilo do autor. Desta vez foi a Maria Constança que participou na atividade Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, e que nos redigiu um parecer literário sobre a obra A Família do Prédio Vermelho.









24 maio, 2025

Um Livro que Li (Isa Gonçalves)


     É importante que os filhos ouçam os pais falar de livros com prazer. Essa partilha inspira curiosidade e dá legitimidade à leitura como uma atividade significativa fora da escola. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus mais jovens uma leitura que não esqueceram. Hoje são as palavras da mãe de Mélanie Tavares que apresentamos.








23 maio, 2025

Concurso Camões: Entre Máscaras e Versos

    No Dia do Agrupamento, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, vários alunos muito talentosos assumiram, com criatividade, os “rostos” de Camões para declamar os poemas do grande génio português.
    Entre as excelentes apresentações, destacamos o esplêndido disfarce do aluno Miguel, que encantou todos os presentes. A vencedora do concurso foi a aluna do 9A1: Sofia Chakvetadze, que conquistou o primeiro lugar com uma leitura cativante e cheia de emoção.
Parabéns à vencedora e a todos os participantes pelo seu empenho e dedicação.
Continuem a cultivar o amor pela poesia!
    Agradecemos ainda à professora Sílvia Lino a organização deste concurso, e ainda ao nosso Diretor António Castel Branco, que nos presenteou com a sua presença.





22 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Diogo Gonçalves


    Este envolvimento emocional com uma obra lida torna a leitura mais significativa e memorável, promovendo o gosto pelos livros e pelo ato de ler. Quando o jovem se sente escutado e valorizado na sua opinião, aumenta também a sua motivação para ler e partilhar outras leituras. Este nosso aluno de 5º ano dá-nos a satisfação de querer ler mais, e o seu parecer literário torna-se num exemplo deste projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.

Um Livro que Li (Ana Rita Pinheiro)


    Quando os pais partilham com os filhos sobre um livro que os marcou, despertam a curiosidade natural. Essa curiosidade pode levar os filhos a querer ler esse livro ou outros semelhantes, promovendo a descoberta literária e o gosto por explorar diferentes obras. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Ana Luísa Esteves que apresentamos.






 

21 maio, 2025

Newton Gostava de Ler! - Ciência a Motor


 O projeto “Newton Gostava de Ler!” alia momentos de dinamização de leitura à experimentação através da realização de atividades de cariz científico/experimental nas bibliotecas escolares. O objetivo é motivar os alunos, de todos os níveis de ensino, para a leitura e a ter curiosidade científica.Trata-se de uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e da Rede de Bibliotecas Escolares, iniciada em 2010.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem estado a receber grupos/turmas de 8º ano para realizarem o Módulo Ciência a Motor. A animação é grande com as baratas eléctricas e os copos de rabiscos.