Este ano, o tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Escolares a ligar comunidades, reconhece os desafios que muitas nações enfrentam, e sublinha o papel fundamental das bibliotecas escolares na promoção da integração, inclusão e envolvimento dos seus alunos.
As bibliotecas escolares devem contribuir para o bem-estar das comunidades educativas e para o sucesso da sociedade. Neste sentido, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu congregar alunos de diferentes proveniências e realidades nacionais e culturais, em atividades de valorização das diferentes origens. Simultaneamente quis ser um pólo de integração e receção dos novos alunos migrantes que entram este ano para o 5º ano.
Foram diversas as atividades realizadas, entre jogos, tertúlias culturais, visionamento de filmes e debates. Nestas primeiras sessões viajámos para Angola, Moçambique, Guiné,Cabo Verde, Brasil e Colômbia, sem deixar de fora Sintra Património Mundial da Humanidade.
Foram encontros verdadeiramente multi culturais que pretenderam contribuir para o protocolo de acolhimento a alunos migrantes do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.
Sem comentários:
Enviar um comentário