Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

30 junho, 2020

DIAS DE QUARENTENA - HÁBITOS DE LEITURA NAS CRIANÇAS


     Em início de férias partilhamos um artigo sobre como criar hábitos de leitura nas crianças.O testemunho de um pai pode ajudar outros pais a incentivar a leitura junto dos mais novos.

Testemunho de um pai 

Com ou sem isolamento, mesmo passando tanto tempo em casa não é fácil conseguir que as minhas filhas troquem a Netflix, tablets e jogos de vídeo por um livro. Forçar esta troca ou obrigá-las a ler como castigo raramente trouxe benefícios e, muitas vezes, até teve o efeito contrário. 

Queria partilhar convosco 7 dicas que eu uso para que as minhas filhas troquem os comandos da TV e outros produtos digitais por um livro. 

1. Acessibilidade dos livros 

Eu tenho os livros em locais acessíveis de acordo com a idade de cada filha. Tal como num supermercado, os "lineares mais valiosos" são as que estão à altura da nossa vista. Aprendendo com os truques dos melhores retalhistas, cá em casa, os livros de cada filha estão nas prateleiras onde cada uma tem mais fácil acesso e visualização. Muitas vezes, a minha filha mais nova (2 anos e meio), por si própria, chega ao quarto, pega nos livros sozinha e folheia-os logo ali, sentada ao lado da estante. 

2. Ler regularmente para os filhos, desde muito novos 

Este truque resulta a qualquer hora do dia e ajuda a acalmar e relaxar uma criança. A clássica história antes de adormecer é muito importante na nossa rotina familiar e irei escrever sobre isso brevemente. Mas roubei esta ideia da creche das minhas filhas, onde conseguem acalmar uma "alcateia" de crianças com a simples leitura de um livro. Muitas vezes, quando as minhas filhas estão mais irritadiças e com birras, pego num livro e conto-lhes uma história. 

3. Ler à frente dos vossos filhos e falar sobre essas leituras durante o jantar 

Afinal, temos de dar o exemplo. Grande parte das brincadeiras dos nossos filhos são a imitar a vida que veem. A minha filha mais nova "cozinha e alimenta" as suas bonecas tal como nós o fazemos a ela. Se os nossos filhos nos virem a ler, irão entender a leitura como uma parte importante da nossa vida quotidiana e quererão imitar-nos também. 

4. Deixá-los escolher o que querem ler 

Não podemos ser exigentes, desde que seja apropriado para a idade. Um romance, banda desenhada ou um e-book num tablet, se foi a criança a escolher, a leitura não irá ser uma obrigação mas uma diversão. Pode ser que eles nos surpreendam. Recentemente a minha filha mais velha (14 anos) comprou, com a sua mesada, um livro em inglês do biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins, depois de acharmos que apenas iria ler romances de vampiros adolescentes o resto da vida. 

5. "Conectar" a leitura às novas tecnologias (e velhas também) 

Sugeri à minha filha adolescente fazer um Tik-Tok relativamente ao que está a ler. Agora, ela procura nos livros inspiração para criar vídeos. Já a minha filha do meio (7 anos) adora fazer desenhos sobre os livros que lê. 

6. Um ás de trunfo para adolescentes: livros dos filmes que eles gostaram 

A minha filha adolescente fica tão fascinada com alguns filmes que adora descobrir mais sobre a história dentro do livro no qual o filme foi baseado, ou, simplesmente, ler um livro sobre o filme. Aqui o truque é o timming, isto é, não desfasar muito o tempo entre a visualização do filme e a leitura do livro. 

7. Criar um “gancho”, tal como nas séries modernas 

Isto resulta muito bem com a minha filha de 7 anos. Começo a ler-lhe um livro e quando chego a uma parte que lhe suscita mais curiosidade, deixo-lhe o livro para ela acabar de ler. 

Espero que estas dicas vos ajudem 
https://blog.clubedeleytura.com
/blog/42dc8e2c-0903-42ad-aade-6b81771e7ddd

Sem comentários:

Enviar um comentário