Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

30 junho, 2020

DIAS DE QUARENTENA - AVENTURA LITERÁRIA


Continuando a caminhar nas férias escolares, deixamos aqui mais um artigo sobre como envolver os jovens leitores nos livros.

1 - Observar a Capa

Não é por acaso que os livros infantis costumam ter capas bonitas, coloridas, atraentes. Por isso, é importante observar bem os detalhes que os ilustradores quiseram mostrar na capa. Será uma boa pista para começar a desvendar o seu conteúdo.

2 - Abrir o livro

Sim, esse grande momento, esse primeiro mergulho na história que os miúdos estarão ansiosos por descobrir… deve ser feito devagar, para aumentar o suspense.

3 - Falar sobre as ilustrações

Os livros do Clube de LeYtura são escolhidos a dedo pelos seus textos mas, também, pelas suas ilustrações, que são na maior parte dos casos, assinadas por grandes artistas. Merecem, tal como as palavras, especial atenção e reflexão.

4 - Deixar a criança virar a página

Afinal de quem é o livro? Darmos aos pequenos leitores a iniciativa de mudar a página é uma ótima forma de os interessar pela história e de deixar que seja lida ao seu ritmo.

5 - Ler as palavras indicando com o dedo

Porque em muitos casos ainda estão a dar os primeiros passos na leitura, este velho truque ajuda a descobrir cada palavra e a orientar os mais pequenos para o momento da história em que estamos.

6 - Tornar a história atrativa, dar-lhe VIDA!

As crianças apreciam quando fazemos um pequeno teatro enquanto contamos a história, dando vozes diferentes às personagens ou gesticulando e mimetizando o que estamos a ler.

7 - Ir fazendo perguntas sobre a história

Isto vai fazer com que se mantenham atentos ao que estão a ler e interiorizem melhor a história.

8 - Verificar se a criança está atenta e a gostar

Fazer perguntas sobre a história, mas também sobre se esta lhes está a agradar é outro truque útil para evitar que se distraiam e distanciem do livro.

9 - Deixar a criança comentar

Cada gargalhada, sorriso ou comentário é um sinal claro de que o livro está a ter efeito nos pequenos leitores. Deixá-los mostrar esse interesse é benéfico.

10 - Possibilitar que a criança conte a história ou partes da história

Um dos principais objetivos do Clube de LeYtura é que as crianças ganhem autonomia na leitura dos textos e mais rapidamente se tornem pequenos grandes leitores!
https://blog.clubedeleytura.com
/blog/ab91b8c0-fb94-4bab-887c-ca1a63286cd6



Sem comentários:

Enviar um comentário