Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

03 abril, 2019

Descobrir Cabo Verde através da poesia de Jorge Barbosa - Programa Cientificamente Provável


Integrado no Programa Cientificamente Provável, a dois de abril o Dr. Hilarino da Luz da Universidade Nova de Lisboa, veio fazer a apresentação de Jorge Barbosa (Cabo Verde, 22.06.1902 – 06.01.1971) que caracterizou o imaginário e o quotidiano cabo-verdianos na sua escrita. Foram lidos e interpretados vários poemas. No final os alunos foram convidados a fazer um poema.


Desta feita, esta atividade visou dar a conhecer aos alunos um autor que abordou a realidade histórica das ilhas de Cabo Verde, desde a chegada dos portugueses, ocorrida em 1460, à formação da sociedade cabo-verdiana que se iniciou na ilha de Santiago, por volta de 1462.  




Os conteúdos programáticos trabalhados nesta atividade  em História e Geografia de Portugal de 5º ano, foram: Portugal nos séculos XV e XVI: Sublinhar a importância dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos; Valorizar a diversidade cultural e o direito à diferença.
Ao nível de Portuguêsdominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita, foi um dos objetivos desta atividade.




Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.



Sem comentários:

Enviar um comentário