Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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26 março, 2019

Violência no Namoro - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA


No dia 20 de março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP da Universidade de Lisboa, integrado no Programa Cientificamente Provável, desenvolveu uma série de debates e palestras sobre Violência no Namoro.


O estudo Violência no Namoro 2019 revela que 58% dos jovens já foram vítimas de violência, mais 2% do que em 2018. E 67% acha isso natural, ligeiramente menos do que em 2018, mas ainda assim uma percentagem elevada.
O estudo nacional sobre a Violência no Namoro 2019, que a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) tem vindo a realizar nos últimos anos não traz grandes melhorias em relação aos inquéritos anteriores.

O número de jovens, que namoram ou já namoraram, que diz ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte do companheiro ou ex-companheiro é de 58%. Uma percentagem superior à do estudo de 2018, 56%.
O outro dado que os investigadores da UMAR salientam é a quantidade de jovens que entendem as práticas violentas como naturais. São 67% no inquérito deste ano, quando no ano passado eram 68,5%.

https://www.dn.pt/pais/interior/mais-de-metade-dos-jovens-diz-ter-sofrido-violencia-no-namoro-10574439.html




Foram notícias como esta que motivaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a promover estes debates com atividades de simulação associadas, onde os alunos fazem exercícios de posicionamento crítico em diversas situações criadas.


Na Área de Competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no Relacionamento Interpessoal, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade levar os alunos a interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

Pretende-se que os alunos sejam responsáveis e estejam conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde e o seu bem-estar ( Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tende a ajustar o seu trabalho à mudança das práticas pedagógicas e didáticas que o novo perfil do aluno exige.

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