Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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18 março, 2019

Leituras Astronómicas com o Investigador Pedro Machado - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA



No passado dia 13 de março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve a excelente presença do investigador Pedro Machado.





Integrado na Semana da Leitura, na atividade Leituras Astronómicas, alunos de 9º ano tiveram o privilégio de conversar com este professor do Departamento de Física de Ciências Universidade Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço.





Foram duas as obras trabalhadas com os alunos: Cosmos de Carl Sagan e Um Pouco Mais de Azul de Hubert Reeves.

O tratamento que o livro dá aos temas científicos está sempre mesclado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia, mostrando pela primeira vez como e por que os leitores devem abranger todas as formas de ciência que importam na nossa cultura.

Reflexões sobre
Cosmos
de Carl Sagan
Neil deGrasse Tyson
https://www.academia.edu/35701576/Carl_Sagan_Cosmos_Companhia_das_Letras_2017_PDF

Um Pouco Mais de Azul de Hubert Reeves conta-nos a história do universo. O Dr. Pedro Machado leu e interpretou com os alunos a introdução desta obra:

«Uma montanha que pariu um rato... Na linguagem popular esta expressão tem sentido pejorativo. Descreve uma deceção: fez-se grande alarido e muitas ondas por uma ninharia. Se se tomar em consideração a matéria em jogo, pode-se compreender esta fórmula. Mas se nos colocarmos de preferência no plano da riqueza da organização, a situação inverte-se. Apesar dos seus milhões de toneladas de rocha, uma montanha nada sabe fazer. O rato, pelo contrário, com algumas dezenas de gramas de matéria, é uma maravilha do universo. Vive, corre, come e reproduz-se. Se um dia uma montanha parisse um rato, poderíamos pensar estar perante o mais extraordinário dos milagres...
A história do universo é, grosso modo, a história da montanha que pariu um rato. E esta história, capítulo por capítulo, emerge das diferentes aproximações científicas da realidade: física, química, biologia e astronomia

 O saber está no centro do processo educativo. É responsabilidade da escola desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. Toda a ação deve ser sustentada por um conhecimento sólido e robusto, como defendem os princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

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