Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

15 novembro, 2017

Literacia Visual


Na função que compete às bibliotecas escolares de promoção do desenvolvimento de diversas literacias, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamiza no mês de novembro, sessões de exploração da literacia visual através de atividades sobre a linguagem do cartoon.



Sendo a literacia visual a competência em construir significado através de imagens visuais, todos os alunos de 5º e 7º anos tiveram na biblioteca escolar uma apresentação sobre o que é, para que serve, como se constitui o cartoon.



Mobilizando competências de exploração, sentido crítico e reflexivo, os alunos participaram na interpretação coletiva de um jogo de cartas com cartoons, construído pela biblioteca escolar para o efeito. 



Através da análise semântica de uma série de imagens, os alunos debateram diversos assuntos como desigualdade social, abuso de poder, poluição, dependência das redes sociais, etc. Mais uma vez a biblioteca escolar integrou a programação das aulas de Cidadania e Desenvolvimento abordando o grupo curricular obrigatório.



Sem comentários:

Enviar um comentário