Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

27 novembro, 2017

Histórias da Ajudaris 2017


A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social. (IPSS) com estatuto de utilidade pública. Pretende auxiliar no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.


Um dos projetos da Ajudaris é o Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, que consiste na edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Este projeto pretende desenvolver nos nossos jovens escritores a criatividade, o imaginário, a cidadania e a solidariedade, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.


A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, é um projeto que une solidariedade ao ato da escrita.
A Escola Básica Ferreira de Castro e a sua Biblioteca Escolar participaram no ano letivo de 2016/2017, acabando por ver publicada uma das histórias construídas no coletivo do grupo turma.



A 23 de novembro a escola celebrou a edição do seu conto na Histórias da Ajudaris 2017, com uma festa  de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’17”, através de um espetáculo musical, exposição de ilustrações realizadas por alunos, exibição de leitura expressiva. 








Tivemos o prazer de contar com a presença da Diretora da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes Vilas Boas. mentora deste projeto de afetos.

Sem comentários:

Enviar um comentário