Lê a nossa página e vê o que fazemos!

10 abril, 2017

A Magia da Vida - Semana da Leitura 2017

Ainda integrado na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a 30 de março  tivemos um verdadeiro momento mágico com a apresentação do espetáculo de magia de Nuno André intitulado A Magia da Vida.
A apresentação da magia da leitura associada à obra de Saint-Exupéry, O Principezinho envolvido na arte da prestidigitação, foi mais um momento alto da nossa Semana da Leitura.

A edição Pop-up do texto integral da obra O Principezinho serviu de pretexto para levar 90 alunos de três turmas de 6º e 7º ano, à descoberta de valores e sentimentos, como a solidariedade, o amor e a amizade.

A magia da vida na descoberta do Outro foi um dos temas explorados por Nuno André através do encantamento dos alunos, presos nas mãos mágicas da ilusão.


Apenas se vê bem com o coração, pois nas horas graves os olhos ficam cegos, ensina-nos o Principezinho, assim como Nuno André nos mostra, que nem tudo o que se vê, é.





Quando Saint-Exupéry em O Principezinho nos diz que Quer seja a casa, as estrelas ou o deserto, o que os torna belos é o invisível,ele transporta-nos para a magia do que se adivinha e está para além do que se vê.

O nosso mágico Nuno André também nos transportou para além das aparências.


Saint-Exupéry em O Principezinho  também nos revela que O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.

O diretor do agrupamento de Escolas Ferreira de Castro também se defrontou com o obstáculo da magia das cartas.

A magia de Nuno André atingiu todos os alunos inclusivamente os que vieram à Biblioteca oriundos da Unidade de Aprendizagem e Multideficiência, dando razão mais uma vez ao Principezinho que refere: O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em qualquer parte.


O Principezinho ensina-nos que O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte. O amor  verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.
O mágico Nuno André faz-nos acreditar que de uma varinha mágica onde nada se espera, a magia acontece.

Depois do espetáculo fantástico que o Mágico Nuno André nos apresentou, ele fez a analogia entre a magia e a leitura.Ler é ver para além das aparências das letras, ler é imaginar o que não está à frente dos nossos olhos, ler é descobrir o essencial das ideias, ler é saber atingir a mensagem. A biblioteca é um local de magia por excelência.

Sem comentários:

Enviar um comentário