Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

24 março, 2017

Projeto Ecobíblio - Eco-concerto

No âmbito do Projeto Ecobíblio da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com a colaboração do SMAS de Sintra, a Biblioteca Escolar no passado dia 23 de março, apresenta um atelier de música sob o tema da preservação da água no nosso planeta, com exibição de violino, viola e contrabaixo, com músicos da Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos.  


Eco-concertos é o nome do atelier que o SMAS Sintra disponibiliza às escolas, atividade que chama a atenção para a falta da água potável e para a importância da recolha e separação dos resíduos urbanos, valorização e reciclagem. Através de uma conversa informal contam-se histórias ilustradas com excertos de peças de música clássica tocadas ao vivo.



Dirigido a quatro turmas de sétimo ano, em duas sessões,  iniciou-se  a sessão com a apresentação dos instrumentos, suas sonoridades e complementos. 



Compreender a necessidade de preservar o meio natural e nele a própria água, foi o objetivo que se relacionou com o programa de Ciências Naturais. A Natureza é apresentada como um todo e serve de mote aos vários temas musicais.


Assim podemos ouvir excertos de obras como As Quatro Estações de Vivaldi, ou a Valsa Danúbio Azul de Strauss, a Valsa das Flores de Tchaikovsky, Pizzicato Polka de Johann Strauss e a Marcha Radetzky de Strauss.




Conteúdos de Ciências Naturais e de Música misturaram-se numa exibição perfeita, em mais uma atividade da Biblioteca Escolar de apoio ao currículo.


Sem comentários:

Enviar um comentário