Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

18 março, 2017

Ler o Holocausto


No dia 16 de março a biblioteca escolar continuou com o Projeto Ler o Holocausto e a turma 9º H apresentou ao 6º C a obra de Primo Levei, Se isto é um Homem.


Na noite de 13 de Dezembro de 1934, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica e é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; Primo Levi passa por muitas dificuldades, como por exemplo, as condições de vida e o constante medo de morrer, mas graças ao seu conhecimento químico consegue permanecer vivo em Auschwitz e lá permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado, referem os alunos no seu trabalho.



Uma das citações escolhidas pelos alunos para revelar como se viveu em Auschwitz, foi a seguinte: “Isto é o inferno. Hoje, nos nossos dias, o inferno deve ser assim, um local grande e vazio, e nós cansados de estar de pé, com uma torneira a pingar água que não se poder beber, esperamos algo sem dúvida terrível e nada acontece e continua a não acontecer nada. Como pensar? Já não se pode pensar, é como estar morto. “p. 21



Sem comentários:

Enviar um comentário