Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

20 março, 2017

Exposição Pharmácia Antiqua



A propósito da visita de estudo dos alunos de 7º ano ao museu da farmácia integrado na disciplina de Físico-química, e integrado nas sessões sobre a história da farmácia, a Biblioteca Escolar organizou uma exposição alusiva a vários períodos da evolução da farmácia. 


Objetos alusivos à farmácia do século XVIII e à manipulação química de elementos, levaram os alunos a reconhecer utensílios utilizados em laboratório das aulas de Físico-química e Ciências Naturais. Tripés de ferro, tubos de ensaio, balões de destilação, pinças de madeira, provetas, balões volumétricos, almofarizes, erlenmeyer, balão volumétrico, funil, cadinhos, etc.


Vários tipos de balanças de várias épocas: a balança de dois pratos e pêndulo do século XIX, balanças mecânicas antropométricas de pesar bebés e vertical de farmácias dos anos cinquenta do século XX,  balança de laboratório, tudo os alunos puderam observar nesta exposição.


Vários tipos de frascos e mangas de farmácia encheram as prateleiras da exposição.


Cartazes publicitários de produtos de farmácia e medicamentos fizeram os alunos viajar pela história da farmácia mas também pela história da publicidade e do design. 










Vários foram os professores que contribuíram com objetos seus para a exposição assim como o Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins com a colaboração da enfermeira Paula Antunes.

Sem comentários:

Enviar um comentário