Lê a nossa página e vê o que fazemos!

22 maio, 2013

O Banqueiro Anarquista – Clube de Leitura

o-banqueiro-anarquista-fernando-pessoa

 

O Banqueiro Anarquista é a obra selecionada para a próxima sessão do nosso Clube de Leitura, que se realizará no próximo dia 31 de Maio, pelas 21h, na Biblioteca Escolar da Ferreira de Castro.

Comparece!!!

«Tão social portuguesa regrada, regular e organizada é a vida social portuguesa que mais parece que somos um exército o que uma nação de gente com existências individuais. Nunca o português tem uma ação sua, quebrando com o meio, virando as costas aos vizinhos. Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo. Está sempre à espera dos outros para tudo.

Somos incapazes de revolta e de agitação. Quando fizemos uma “revolução” foi para implantar uma coisa igual ao que já estava. Manchámos essa revolução com a brandura com que tratámos os vencidos. E não nos resultou uma guerra civil, que nos despertasse; não nos resultou uma anarquia, uma perturbação das consciências. Ficámos miseravelmente os mesmos disciplinados que éramos.

Trabalhemos ao menos – nós, os novos – por perturbar as almas, por desorientar os espíritos. Cultivemos em nós próprios, a desintegração mental como uma flor de preço. Construamos uma anarquia portuguesa.»

Fernando Pessoa

(O Jornal, 8-4-1915 (excertos)

Sem comentários:

Enviar um comentário