Lê a nossa página e vê o que fazemos!

04 julho, 2012

Intercâmbio Timor/Portugal

 PROJETO UMA HISTÓRIA CÁ, OUTRA LÁ
Timor-Leste, independente desde 2002, após 500 anos da chegada dos portugueses celebra este acontecimento com várias cerimónias oficiais e informais com a presença de várias autoridades eleitas e dignitários internacionais, nomeadamente o Presidente da República português.
Após 25 anos de traumática ocupação indonésia, o povo timorense decidiu homenagear os 500 anos de relação pacífica com Portugal, escolhendo o Português como uma das suas línguas oficiais a par com o Tétum. Por essa razão foi feito um grande investimento por parte destes dois países, criando escolas e colocando professores portugueses para fazer renascer o Português na alma e na língua do povo de Timor-Leste.
Este projeto nasceu devido ao facto de duas professoras da nossa escola estarem destacadas este ano letivo na Escola Portuguesa de Díli Rui Cinatti, em Timor. Sentimos necessidade de aproximar as nossas escolas permitindo que os alunos de ambos os países pudessem conhecer alguns aspetos da cultura.
O projeto decorreu no dia 15 de Junho, na nossa Biblioteca e  participaram os alunos dos 5º D e E. A leitura de contos e lendas de Timor (lá) e de Portugal (cá), intercalada com canções de Timor foram as atividades realizadas.
Obrigada às professoras Elisa Vann, Inês Guterres, Marina Henriques, Marta Garrido e Maria Guiomar Palmeiro por este momento tão bonito.

Sem comentários:

Enviar um comentário