Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

03 fevereiro, 2012

A Cidade de Ulisses

A Cidade de Ulisses é uma obra escrita pela escritora Teolinda Gersão em 2011. Sabes a que cidade se refere o Título?
Lês este passo do livro:
«Provavelmente foram os Fenícios que fundaram Lisboa,quando aqui chegaram, pelo menos meio milénio antes de Cristo, para comerciar com a população ibérica nativa. No entanto o mito foi para ois romanos mais sedutor que a História: ligar Lisboa a Ulisses era fazer esquecer os cartagineses (descendentes dos Fenícios, no Norte África) que tinham tido o atrevimento de derrotar os romanos nas guerras púnicas e tinham estado antes deles em Lisboa. Prestigiava-sealém disso com a aura da cultura grega uma cidade que tinha o mesmo estatuto de município das grandes cidades do império.
Os romanos tinham portanto interesse em espalhar o mito, que apoiavam nos numerosos vestígios da chegada até aqui da civilização helénica. Era fácil ligar esses vestígios a Ulisses, e efabular sobre uma Lisboa grega, anterior à romana que começou em 138 a.C., de que existem num,erosas ruínas e algumas se podem visitar até hoje.
A Lisboa de Ulisses não era portanto invenção dos nossos renascentistas, que retomaram o mito numa época em que a Antiguidade se tormnara modelo e moda, muito menos era invenção nossa. Não tínhamos culpa de que por exemplo Estrabão tivesse escrito no século I na  Geografia que Lisboa se chamava Ulisseum por ter sido fundada por Ulisses, que  Solino e outro repetissem Estrabão, que As clepíades de Mirleia escrevesse que em Lisboa, num templo de Minerva se encontravam suspensos escudos, festões e esporões de navios, em memória das errâncias de Ulisses, que Santo Isidoro de Sevilha afirmasse no século VII que «Olissipona foi fundada e denominada por Ulisses, no qual lugar se dividem o céu e a terra, os mares e as terras».

Sem comentários:

Enviar um comentário