Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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17 setembro, 2025

Apresentação da Biblioteca Escolar

 
    No passado dia 11 de setembro recebemos os nossos alunos de 5º ano que visitaram o espaço da Biblioteca Escolar  Ferreira de Castro. Ficaram as promessas de muitas leituras e atividades.






 

16 setembro, 2025

Sessão Solene de Abertura do ano letivo 2025/2026



    A cerimónia de abertura do ano letivo 2025/2026 em Sintra aconteceu no dia 11 de setembro, na Escola Básica Ferreira de Castro. Estiveram presentes várias autoridades, como o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. Durante o evento, foi destacada a importância da educação para o desenvolvimento do país, a valorização dos professores e o investimento numa escola pública mais forte, inclusiva e inovadora.
    A equipa da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro soube receber os ilustres convidados e preparou uma exposição sobre as obras do nosso patrono.





O espaço da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi visitado e foram dados a conhecer alguns projetos desta biblioteca escolar, assim como realçada a importância das Bibliotecas Escolares no meio educativo.








16 junho, 2025

Diagnóstico de fluência leitora


    O Ministério da Educação Ciência e Inovação pretendeu aplicar um diagnóstico de fluência leitora a todos os alunos do 2.º ano de escolaridade entre 9 e 20 de junho de 2025. Hoje foram os alunos de 2º ano da Escola Básica de Ouressa que , com as docentes titulares de turma, aplicaram o diagnóstico de fluência leitora a cada aluno individualmente. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi chamada a colaborar no processo, organizando e implementando atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, enquanto decorria o processo de  diagnóstico de fluência leitora. A Biblioteca Escolar de Ouressa encheu-se de meninos e meninas que já tinham à sua espera o livro que iriam ler. Escolhemos histórias tradicionais que os nossos jovens leitores leram em silêncio com muita atenção, preparando-se para a tarefa que se seguiu. De leitores passaram a ilustradores e foram convidados a encher uma folha branca de desenhos que nos contassem as histórias que leram. Pedir aos alunos que façam um desenho depois de lerem uma história é uma forma eficaz de verificar a compreensão da leitura. Através do desenho,  estes pequenos artistas selecionam os elementos que consideram mais importantes, interpretam o enredo e expressam emoções ou detalhes que captam durante a leitura. Príncipes e princesas, castelos e monstros, fadas e bruxas, porquinhos e feijões, tudo foi motivo de desenho.  Destas pequenas mãos nasceram verdadeiras ilustrações.






















06 junho, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Júlia Drumond


    O Projeto Mediação Ler + Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, convida os seus leitores a expressarem-se sobre a obra lida. Quando os jovens percebem que a sua opinião sobre livros é ouvida e valorizada, sentem-se mais motivados a ler e a partilhar. Para além disso, influenciam os seus colegas de forma natural e autêntica, gerando um ciclo de leitura. É com orgulho que observam as suas palavras transformadas em postais de mediação. Ao dar voz aos jovens como mediadores entre o livro e os outros leitores, estamos a fomentar um sentimento de pertença e a reforçar o valor social da leitura no quotidiano escolar.