Quando os jovens ouvem os pais partilhar livros que leram, percebem que a leitura é uma prática valorizada e presente. Este exemplo silencioso tem um impacto profundo no desenvolvimento de hábitos leitores duradouros. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura marcante. Hoje são as palavras da irmã de Maria Clara Pacheco que divulgamos.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
20 maio, 2025
19 maio, 2025
Literacia financeira: o valor das coisas
Terminámos as sessões de literacia financeira, para grupos/turmas de 5º ano, com o tema O Valor das coisas. Saber distinguir valor de preço, fez os nossos alunos perceberem como o valor que atribuímos às coisas pode ser subjetivo e não acompanhar o preço atribuído.Os nossos alunos hierarquizaram prioridades em função do valor que atribuem a certas realidades, e foi possível constatar que a família e a amizade são as grandes prioridades e por isso mais valorizadas. Esta formação protege os nossos alunos da sociedade de consumo, permitindo maior consciência ao que verdadeiramente se valoriza.
Agradecemos mais uma vez, a Mariana Nunes e Sérgio Felix, toda a disponibilidade e dedicação com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
18 maio, 2025
Um Livro que Li (Susana Mateus)
Falar sobre livros marcantes é também plantar sementes. Mesmo que o filho não leia esse livro de imediato, a memória dessa conversa pode acompanhá-lo e inspirá-lo no futuro. Com o tempo, essa partilha pode motivá-lo a procurar leituras que o toquem de forma semelhante, iniciando o seu próprio percurso como leitor. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Diogo Grangeiro que apresentamos.
17 maio, 2025
Mediação Ler+ Jovem com Ana Luiza Augusto
Pedir aos alunos um comentário sobre um livro lido não é apenas um exercício académico; é também uma forma de cultivar a empatia e o pensamento reflexivo. Ao refletir sobre as motivações das personagens, os dilemas apresentados e as implicações das escolhas narrativas, os jovens aprendem a compreender realidades diferentes da sua. Este exercício contribui para o seu desenvolvimento emocional, ao mesmo tempo que enriquece o seu vocabulário e capacidade de análise, preparando-os para pensar criticamente em outros contextos da sua vida. Hoje partilhamos a reflexão de Ana Luiza Augusto.
16 maio, 2025
Tertúlias Dialógicas Científicas : Os Animais Fantásticos
Mais uma semana de Tertúlias Dialógicas Científicas na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Com a professora Andreia Santos, e quatro grupos/turmas da equipa 5ºA , a obra Os Animais Fantásticos, de José Jorge Letria, foi o ponto de partida para o debate sobre os animais que inspiraram as diversas criaturas de diferentes mitologias. As Tertúlias Dialógicas Científicas (TDC) constituem uma prática pedagógica inovadora e inclusiva, com um impacto comprovado na promoção do pensamento crítico, da literacia científica e do desenvolvimento de competências comunicativas dos alunos.
15 maio, 2025
Um Livro que Li (Isandra da Silva)
Pais que cultivam o gosto pela leitura têm maior facilidade em transmitir esse gosto aos filhos. Ler com frequência, comentar livros, falar sobre o que se está a ler ou partilhar autores preferidos são atitudes que criam um ambiente familiar rico em estímulos literários. Com este intuito, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Iris da Silva que divulgamos.
Mediação Ler+ Jovem com Rodrigo Sousa
Os leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continuam a partilhar as suas apreciações literárias, de obras lidas com a biblioteca escolar. Hoje é Rodrigo Sousa que nos fala da obra de Alice Vieira, Vinte Cinco a Sete Vozes. O ato de emitir um parecer literário – ou uma opinião fundamentada sobre uma obra – constitui uma prática enriquecedora e de grande valor pedagógico, especialmente entre os jovens.
13 maio, 2025
Um Livro que Li (Andreia Oliveira)
Quando os pais falam aos filhos sobre livros que os marcaram, estão a partilhar algo mais do que uma história — estão a transmitir uma experiência significativa. Este testemunho pessoal dá autenticidade ao valor da leitura, mostrando que os livros podem tocar, transformar e acompanhar-nos ao longo da vida. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Martim Oliveira que apresentamos.
11 maio, 2025
Mediação Ler+ Jovem com Maria Oliveira
Apresentamos mais um parecer literário da atividade Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. A Maria Oliveira do 9ºA1 não só nos refere o que a cativou na obra, como ainda apresenta as diferenças com o filme do mesmo argumento.
10 maio, 2025
Descobrir Camões (9ºB3, 9ºC1))
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a dar a conhecer a vida e obra de Luís de Camões aos grupos/turmas de 9º ano. Com um jogo de descoberta, criado pela biblioteca escolar, os nossos alunos exploram a exposição do Instituto Camões, celebrando assim os 500 anos do nascimento do poeta. Desta vez publicamos a visita dos alunos dos grupos/turmas do 9ºB3 e 9ºC1, da professora Sandra Gerardo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)