Os livros que marcaram os pais trazem muitas vezes ensinamentos, valores e referências culturais importantes. Ao falarem deles, os pais transmitem parte da sua história e visão do mundo. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura que não esquecem. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Araújo que apresentamos.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
20 abril, 2025
12 abril, 2025
Um Livro que Li ( Suellen Vieira )
Ouvir os pais falarem de livros que os marcaram ajuda os filhos a perceber que a leitura faz parte da identidade de uma pessoa. Ao longo do tempo, os jovens vão também construindo a sua própria história com os livros, percebendo que ler é uma experiência pessoal, única, que nos acompanha e nos ajuda a crescer. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Ana Sophia Silva que apresentamos.
11 abril, 2025
Um Livro que Li (Adalgyza)
Ao falar de livros que os emocionaram ou transformaram, os pais revelam partes da sua história pessoal. Essa honestidade aproxima pais e filhos, criando um espaço seguro para partilhar sentimentos, dúvidas e memórias. Os livros tornam-se, assim, pontos de partida para conversas significativas sobre a vida e sobre o mundo. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Lara Tavares que apresentamos.
09 abril, 2025
Ler o Holocausto - O rapaz do Gueto de Varsóvia
Publicamos mais um parecer literário do projeto Ler o Holocausto. Aqui é Tomás Dias do grupo/turma 9ºA1 que nos revela o que aprendeu com a leitura da obra O Rapaz do Gueto de Varsóvia.
O livro conta a história de um menino e da sua família durante o Holocausto em Varsóvia. O avô do menino é morto por um soldado e ele herda um casaco. A personagem de que mais gostei foi a personagem principal, pois o rapazinho é muito simpático e compreensivo e tenta sempre ajudar, mesmo arriscando a sua vida.
Aprendi que mesmo nas piores situações não há razão para não encontrar a felicidade.
É um livro muito completo e emocionante. Recomendo-o pois fala sobre o holocausto que damos na disciplina de História no 9º ano.
Tomás Vieira Dias 9.º A1
Conhecer os testemunhos do Holocausto da Segunda Guerra Mundial é fundamental para a formação cívica, ética e histórica dos nossos alunos. Estes relatos, profundamente marcantes, não só revelam a brutalidade dos regimes totalitários como também humanizam a história, dando voz às vítimas que sofreram atrocidades inimagináveis. Através dos testemunhos, os alunos entram em contacto direto com as experiências vividas por milhões de judeus, ciganos, homossexuais, prisioneiros políticos e outros grupos perseguidos, desenvolvendo empatia, espírito crítico e consciência social.
08 abril, 2025
Um Livro que Li (Liliana Patrícia Ribeiro)
Quando os pais partilham com os filhos livros que os marcaram, oferecem mais do que uma recomendação — oferecem um exemplo real de como a leitura pode impactar a vida de alguém. Essa partilha torna-se uma forma poderosa de motivação, mostrando que os livros não são apenas objetos escolares, mas companheiros de vida. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Sousa que apresentamos.
07 abril, 2025
Mediação Ler+ Jovem com Carlota Carvalho
Hoje publicamos o parecer literário de Carlota Carvalho, neste que é o projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Solicitar ao jovem leitor uma opinião crítica sobre o livro que leu é uma estratégia pedagógica que fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico. Quando um jovem é convidado a refletir sobre os pontos fortes e fracos de uma obra, aprende a argumentar com base em evidências, a organizar ideias de forma coerente e a respeitar diferentes pontos de vista. Este exercício transcende a mera leitura e transforma a experiência literária numa oportunidade de crescimento intelectual e emocional, promovendo a capacidade de análise e interpretação que será útil em todas as áreas da sua vida.
06 abril, 2025
Um Livro que Li (Antonieta)
Conversar sobre livros permite que se encontre um espaço comum de interesse e partilha. Este momento cria uma ponte entre gerações, promovendo a escuta ativa, o respeito pelas ideias dos outros e o fortalecimento das relações familiares. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da avó de Lourenço Neves que apresentamos.
05 abril, 2025
Leituras com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro
São muitos os alunos que leem livros da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e que partilham os seus pareceres literários. Dos mais de 900 alunos que as redigiram este ano letivo, divulgamos algumas das apreciações partilhadas, transformando as suas opiniões em postais motivadores para outros leitores. Este é um processo da nossa biblioteca escolar que pertence ao Projeto Mediação Ler+ Jovem, integrado no projeto Leituras em Rota Livre, reconhecido como parte integrante das Escolas e Ler+ e Melhor da Rede de Bibliotecas Escolares. Na Semana da Leitura expusemos alguns desses postais, divulgando o impacto das Leituras com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
04 abril, 2025
Tertúlias Dialógicas Científicas (5ºA3)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na Semana da Leitura, apresentou mais uma sessão de Tertúlias Dialógicas Científicas, com a professora Andreia Santos. A obra Os Animais Fantásticos, de José Jorge Letria, foi o ponto de partida para o debate sobre a inspiração natural das diversas criaturas de diferentes mitologias. Com o devido enquadramento cenográfico e de adereços, produzidos pela biblioteca escolar, os alunos do grupo/turma 5ºA3 apresentaram e debateram as suas pesquisas. As tertúlias dialógicas oferecem benefícios tanto no âmbito educacional como no social. No contexto escolar, têm sido utilizadas como uma metodologia eficaz para melhorar a compreensão de leitura, aumentar a motivação dos alunos e desenvolver competências sociais.
Descobrir Camões (9º A2)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro integra as comemorações da Rede de Bibliotecas Escolares do V Centenário do Nascimento de Camões com a iniciativa “Camões, Engenho e Arte”. Com a exposição da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Vida e Obra de Camões, facultada pelo Instituto Camões, foi possível, na Semana da Leitura, dinamizar a atividade Descobrir Camões com os alunos de 9ºano. Aqui é o grupo /turma 9ºA2, acompanhado das professoras Sílvia Lino e Sandra Gerardo, que seguem as pistas à descoberta do poeta. A comemoração dos 500 anos de Luís de Camões oferece uma excelente oportunidade para refletir sobre a construção da identidade nacional portuguesa. Camões não foi apenas um poeta; ele foi também um testemunho da época dos Descobrimentos, da expansão portuguesa e dos seus desafios.
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