Em mais umas Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os jovens leitores melhoram a expressão oral e escrita, ampliam a compreensão leitora e a capacidade de argumentação, e motivam os colegas para conhecer a obra lida, através do debate que se estabelece.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
25 outubro, 2022
24 outubro, 2022
Mediação Ler+Jovem (O rapaz que prendeu o vento)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promove o encontro dos alunos com os livros, por meio do Projeto Cabaz Literário, colocando na mão de todos os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro parte do acervo da biblioteca escolar, exibindo os seus livros de forma informal. Convidando todos os alunos a lerem uma obra de literatura juvenil, promovem-se debates literários em todas as turmas (equipas) com o Projeto Tertúlias Literárias.
Os jovens leitores transformam-se em embaixadores de leitura e são convidados a divulgar os seus sentimentos e reflexões que nascem a partir de um texto literário. Assim nasce o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro onde os jovens leitores se transformam em mediadores de leitura, aproveitando a proximidade geracional entre mediador e leitor.
23 outubro, 2022
Mediação Ler+Jovem (Estrela que vejo da minha janela)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Mediação Ler+Jovem, pretende diminuir o distanciamento dos alunos em relação aos livros de literatura juvenil. Transformamos os jovens leitores em agentes propagadores de leitura. A biblioteca escolar convida os seus alunos-leitores a expressarem-se sobre os livros com paixão, amor, desgosto ou raiva e envolverem-se com a leitura do texto apresentado. São os leitores adolescentes a cativar os seus pares para a leitura.
22 outubro, 2022
Mediação Ler+ Jovem (Ser quem sou)
É convicção da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e do seu Projeto Mediação Ler+ Jovem, que divulgar a relação que se estabelece entre o leitor e o livro, ajuda a aumentar o repertório de novos leitores.
Apresentamos mais um entusiasta da leitura que partilha com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro o prazer de ler um livro.
Ilustrar os Direitos Humanos
Aceitando o desafio do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),Ler para a Paz e Harmonia Globais, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, entre outras atividades, propôs aos alunos a leitura e interpretação dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não há dúvida que se cada um destes artigos fosse respeitado por todas as nações, haveria Paz e Harmonia Globais.
O desafio colocado a cada turma e seus professores de Educação Visual foi de elaborar uma composição visual, tendo como objetivo a ilustração de um dos Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humano.
Promover a leitura através da ilustração, levando o jovem leitor a descodificar o significado do texto lido e a expor visualmente a sua interpretação, foi um dos objetivos deste projeto.
Criar imagens, desenhos, pinturas ou quaisquer representações gráficas que procuram transmitir uma mensagem, ou contribuir para a construção de significados, é o que se pretende com os trabalhos destes jovens ilustradores.
Hoje revelamos o trabalho em construção dos alunos do professor Fernando Trigo, a quem agradecemos a adesão a este projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro
21 outubro, 2022
Mediação Ler+Jovem (À sombra da vida)
O gosto literário está diretamente ligado às vivências de cada sujeito, às relações estabelecidas por ele, às condições concretas de vida e educação que cada um possui, à sua própria história e a sua história com a leitura.
Não há dúvida que o que um adolescente sente com a obra que leu é diferente da experiência leitora de um adulto. Com o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tenta-se rentabilizar essa identificação entre pares e fazer do aluno leitor um mediador jovem de leitura.
A escola tem o papel de criar no jovem a necessidade de leitura para que leia por hábito, gosto ou prazer, fazendo- o perceber a função que a leitura ocupa na sua vida.
A literatura deve fazer parte da vida do adolescente de forma provocada, intencional, em que as situações de contato com a literatura sejam criadoras de novas necessidades de ler, de conhecer, de expressão, de ter prazer com a leitura.
Cabaz literário (8ºB2)
Mais um Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro invadiu as salas de aula para espalhar leituras. Hoje foi a professora Anabela Sá Sil e o 8º B2 que receberam a professora bibliotecária. Livros escolhidos, livros recebidos.
20 outubro, 2022
Comportamentos de segurança (5ºA4, 5ºC3)
Terminámos as sessões para as dez turmas de 5º ano sobre comportamentos de segurança, com a Escola Segura, fomentando o civismo e a cidadania, e contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu mais uma vez promover, de forma concertada com os respetivos parceiros e com representantes da Escola Segura, a realização de ações de sensibilização e de formação sobre a problemática da prevenção e da segurança em meio escolar,
Com os grupos 5º A4 e 5ºC3 terminamos estas formações a todas as equipas de 5º ano e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece aos agentes da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins, Alexandra Mendes, José Bolinhas, Carlos Martins e José Joaquim, que com muita pedagogia e dedicação souberam comunicar com os nossos alunos.
Tertúlias Literárias (9ºB3)
Com o 9ºB3 tivemos hoje mais uma Tertúlia Literária. Cada aluno divulgou a obra que leu, do Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro , e motivou os seus pares para a leitura do seu livro. É a partilha de obras lidas, que se abre às questões que lhe são colocadas.
19 outubro, 2022
Mediação Ler+Jovem (O Rapaz que Contava Histórias)
Promover a leitura junto dos jovens estabelecendo laços que facilitam o diálogo entre os livros e os leitores, é o papel das bibliotecas escolares. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os seus leitores em mediadores jovens com o Projeto Mediação Ler+Jovem. Partilhar o registo da experiência leitora é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, e hoje revelamos a experiência de Maria Clara Pedras, do 9ºB3.
Tertúlias Literárias (9ºB4)
Hoje foi mais um dia de Tertúlia Literária com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Desta vez foi o 9ºB4 que partilhou o significado da sua leitura. A Tertúlia Literária favorece a troca direta entre todos os participantes. O que começou por ser uma experiência individual de leitura recreativa, tornou-se numa prática coletiva de exposição e troca de ideias.
Mediação ler+ jovem (9ºB4)
Hoje divulgamos a atividade de reflexão sobre as obras lidas do Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pelo grupo 4 da equipa do 9ºB. Ler e refletir sobre o que se lê, permite um mecanismo mais eficaz de interiorização da leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)