Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

19 setembro, 2022

Prioridades para as Bibliotecas Escolares


Mais um ano letivo se inicia. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro assume o compromisso com as prioridades para este ano de 2022/2023, definidas pela Rede de Bibliotecas Escolares.









As prioridades fixadas para 2022-2023, surgem na continuidade das definidas em anos anteriores e fundamentam-se no seguinte contexto:

  • A crescente digitalização e o movimento global de transição digital exigem que as bibliotecas continuem a desenvolver-se do ponto de vista digital e contribuam para esse incremento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação;
  • As alterações significativas nas formas de estar e trabalhar, hoje, implicam que, para manterem a sua contemporaneidade, as bibliotecas revejam os seus espaços físicos e digitais
  • As fragilidades reveladas no âmbito das competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo nessas áreas;
  • A revolução digital em curso, torna imprescindível a uma participação competente na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media, que urge desenvolver;
  • A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões.
https://www.rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html


15 junho, 2022

Cabaz Literário 2021/2022




O Projeto Leituras + em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, das Escolas A Ler + do Plano Nacional de Leitura,  Castro, pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.


O Projeto Cabaz Literário, ação 1 do Projeto Leituras + em Rota Livre pretende inverter o circuito e levar a biblioteca à sala de aula, utilizando mecanismos promocionais da leitura numa linguagem apelativa e envolvente. Começamos pela divulgação presencial do fundo documental da Biblioteca Escolar aos alunos através das nossas montras literárias e seguimos com a construção de cabazes de leitura de acordo com a escolha das turmas. Criam-se grupos/turma de requisição domiciliária e distribuímos os cabazes literários. E assim se constrói o ponto de partida para as Tertúlias Literárias que se seguem.


Com o Projeto Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, estabelece - se uma relação de cumplicidade entre os leitores e os livros lidos, onde ler, entender o que foi lido e falar sobre o que se leu, são alguns dos objetivos. Simultaneamente mobilizam-se novos entusiastas para a leitura.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Tertúlias Literárias, interpretou a tertúlia literária como um espaço de promoção da leitura onde se pode falar sobre sentimentos, pensamentos, recordações, pode-se relacionar o livro a outras leituras que já se fizeram e apresentar as sensações despertadas pela apreciação da obra.

Foi nosso objetivo estimular o gosto pela leitura proporcionando contacto com ofertas de leituras, alargando conhecimento bibliográfico e motivando para outras leituras criando uma cultura de leitura voluntária.


Finalmente, o que começou com o Cabaz Literário desemboca no Projeto Mediação Ler+ Jovem, em que é o próprio leitor adolescente que promove e divulga o livro junto de seus pares, partilhando a experiência leitora tida com o acervo da biblioteca escolar. Divulgamos o encontro entre leitores e livros.

Foram 48 turmas e 995 alunos num universo de 1226 que a escola possui, que aderiram este ano letivo de 2021/2022 ao Projeto Cabaz LiterárioCada uma das 48 turmas envolvidas participaram ao longo do ano com 5 aulas de português para o Projeto Cabaz Literário.

Aprofundar competências de leitura, aprofundar hábitos de leitura autónoma, trocar experiências de leitura,  conhecer os livros existentes na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e incentivar o gosto pela leitura, foram alguns dos objetivos atingidos.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece a todos os que estiveram envolvidos neste projeto.

02 junho, 2022

Construir a obra de Ferreira de Castro - O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora

   
 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro criou 28 puzzles de capas de edições de obras de Ferreira de Castro, integrado no projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora. Os nossos alunos de 5º ano compuseram os seus puzzles peça a peça e leram o apontamento sobre cada obra .Uns mais rápidos outros mais lentos, mas todos concentrados para atingir a montagem final. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro esteve muito animada e as capas foram aparecendo. Foi uma forma diferente de conhecer a obra de Ferreira de Castro. Foi bem divertido!





















Oficina de Artes Plásticas - Totem sobre a vida de Ferreira de Castro: O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora

    Um dos momentos mais aguardados pelos alunos do 5ºC foi a vinda da pintora e ilustradora Danuta Wojciechowska para desenvolver uma Oficina de Artes Plásticas, no âmbito do Projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora, cujo objetivo era a construção de um elemento coletivo – TOTEM – alusivo à vida e à obra do escritor Ferreira de Castro.

Finalmente, chegou o dia 2 de junho, o dia da criatividade!

    A sala dos audiovisuais foi preparada a preceito para receber a pintora, mas também, para servir de inspiração aos nossos pequeninos, e as mesas “postas” com frascos (de compota e de conservas) com água à espera de tintas, de pincéis e de “superfícies” onde os meninos e as meninas do 5º C1 iriam registar através da sua criatividade a vida e a obra do seu patrono Ferreira de Castro e experimentar novas técnicas de pintura...

    Até o chão foi protegido com “tapetes” de plástico, não vá o entusiasmo transbordar… e “pintar” o chão! Também não faltaram paninhos velhos, lavadinhos e dobradinhos, que alguém gentilmente nos ofereceu para limpar os pincéis e as mãos...

    A Danuta chegou com o seu saco cheio de surpresas: tintas e mais tintas de várias cores, pincéis de vários tamanhos e qualidades e pequenos painéis de madeira, as tais “superfícies”! Era preciso compor a sala antes da chegada dos artistas…

    À hora marcada, metade do grupo entrou na sala, muito curiosos e cheios de vontade para começar a dar asas à sua imaginação, mas antes tinham de receber da Danuta as necessárias instruções…



    Durante a atividade, a Danuta foi incansável na orientação aos aprendizes, bem como os professores que auxiliaram na atividade.
















    A outra metade do grupo teve de esperar a sua vez na Biblioteca a montar puzzles de capas de livros do nosso Patrono e conhecer um pouco mais a sua escrita. Não pensem que foi uma atividade menor comparada com a Oficina de Artes porque montar puzzles é um quebra-cabeças que não é para qualquer um! Os mais rápidos queriam dar continuidade à arte plástica e lá ia a D. Céu muito gentilmente dar-lhes material para desenharem e pintarem. À medida que os outros iam terminando, também quiseram fazer o mesmo.

Quando o primeiro grupo terminou a sua “arte”, fez-se a troca…

    Depois foi preciso aguardar um pouco até as tintas secarem para se poder montar o TOTEM. Nem de propósito, porque as barriguitas já estavam a protestar... Era a hora do lanche! Toca a sair da Biblioteca para matar a fome e a sede e à hora marcada estavam de volta. Ansiosos para ver o produto final, mas foram esperando com alguma paciência!!!



    Finalmente, foram chamados à sala de audiovisuais e, sentadinhos em roda, a Danuta foi chamando um a um ou cada par que realizou cada quadro e pediu-lhes para explicar a todos os presentes o significado da sua obra e a seguir foram montando peça a peça o TOTEM. Cada peça do TOTEM conta a vida e a obra de Ferreira de Castro ou ilustra paisagens, plantas e animais exóticos da Amazónia…

O resultado final é uma escultura espantosa, cheia de cor e de vida como as obras de Ferreira de Castro.






Parabéns, 5ºC1
Obrigada, Danuta!