Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 dezembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA - O INTERVALO



No passado dia 10 em mais uma sessão de cinema integrado no projeto com a Biblioteca Escolar, Crescer Com o Cinema, a turma C de 9º ano deslocou-se ao Centro Cultural Olga Cadaval para assistir ao filme L'Intervallo (O Intervalo) que integra a coleção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.

Após o visionamento, mais uma vez estabeleceu-se o debate sobre o filme.



09 dezembro, 2019

MIÚDOS A VOTOS


A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoio da Pordata, foi constituída uma lista final nacional, por cada ciclo/ nível de ensino, dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março de 2020.

Para entrar na lista, foi necessário recolher um número mínimo de candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de apresentar um número mínimo de assinaturas.


Escolham o vosso candidato!
Candidatem-se em campanha por um livro e inscrevem-se na Biblioteca Escolar.

29 novembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA -ENQUADRAMENTO / CÂMARA



Continuando o trabalho pedagógico da Biblioteca Escolar no sentido de desenvolver a observação em cinema, após o visionamento do filme Shelter, os alunos da turma C do 9º ano foram motivados a interpretar o posicionamento da câmara face à mensagem que se pretende transmitir.

Shelter mostra a oposição radical entre a geração dos pais e a dos filhos, e o posicionamento dos atores sentados à mesa assim como a posição da câmara determina a leitura temática do filme.



Com o caderno pedagógico do filme os alunos despertam para o facto de embora o apartamento pareça real no filme, na verdade não o é. É um décor construído em estúdio. O facto de o filme ter sido rodado em estúdio facilitou a instalação de carris para que a câmara se pudesse mover com facilidade e seguir os personagens no enquadramento. 



Deste modo os alunos foram convidados a participar na seguinte atividade:  Enquadramento/Câmara 
Os alunos recebem um fotograma do filme com as personagens à mesa;
Simultaneamente recebem uma imagem de uma mesa e 6 cadeiras distribuídas como as das personagens do filme;
Os alunos têm de imaginar onde se posicionou a câmara para aquele fotograma;
Os alunos, desenhando a abrangência do plano, colam papel colorido transparente e desenham o plano do fotograma;
Apresentação e debate final foram a conclusão.