Partilhar o registo da experiência leitora dos livros lidos no projeto Cabaz Literário é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Agradecemos a mais um aluno a sua partilha.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Páginas
14 fevereiro, 2021
13 fevereiro, 2021
Internet mais segura - Antivírus
12 fevereiro, 2021
aLer+ Rede de Escolas Leitoras
Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.
O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.
11 fevereiro, 2021
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Com o objetivo de alcançar o pleno e igual acesso e participação na Ciência por parte de raparigas e mulheres, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução A/RES/70/212, em 22 de dezembro de 2015, declarando o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.
Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem encetado diversos esforços para inspirar raparigas e mulheres a seguirem o caminho da Ciência, todavia, muitas continuam a ser excluídas de uma participação efetiva nesta área. Um estudo realizado pela ONU em 14 países, revela que a probabilidade de estudantes femininas concluírem licenciaturas, mestrados ou doutoramentos nas áreas científicas são de 18%, 8% e 2%, enquanto a percentagem de estudantes masculinos é de 37%, 18% e 6%, respetivamente.
Em Portugal, apesar dos grandes avanços ocorridos após a revolução de 25 de Abril de 1974 em matéria de igualdade entre mulheres e homens, os indicadores refletem um maior número de rapazes em áreas de estudos das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (CTEM) do que raparigas. Embora esta assimetria seja menos acentuada do que noutros países e, por exemplo, as portuguesas representem mais de metade das pessoas diplomadas em Ciências, Matemática e Informática, já nas Engenharias, Indústrias Transformadoras e Construção elas são ainda apenas 33%.
Desta forma, continua a assistir-se a uma segregação das ocupações profissionais em razão do sexo, muitas vezes com as mulheres a ocuparem áreas profissionais que não são tão reconhecidas, nem tão bem remuneradas.
Porque a ciência e a igualdade de género são vitais para o desenvolvimento sustentável das sociedades, é preciso incentivar rapazes e raparigas, homens e mulheres, a experimentar todas as possibilidades que a realidade oferece e, assim, poder fazer as suas escolhas de forma livre e informada.
Até à igualdade!
https://www.cig.gov.pt/2018/02/dia-internacional-das-mulheres-raparigas-na-ciencia-11-fev/
A Comissão para a cidadania e Igualdade de Género produziu uma animação intitulada Engenheiras por um dia, que se enquadra perfeitamente neste Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.
10 fevereiro, 2021
Internet mais segura - Perigos no mundo das Redes Sociais
Em mês de reflexão sobre a segurança na Internet, deixamos aqui uma reportagem da RTP,
que nos revela situações que devemos prevenir na utilização das Redes Sociais.
Um like, uma resposta a uma mensagem de quem não conhecemos e a nossa vida pode dar uma volta de 180 graus. Gestos aparentemente inocentes que podem tornar os nossos amigos, nos nossos piores inimigos. Porque as redes chegam onde a vida real não chega: a todo o lado. E são cada vez mais montras de agressividade, perseguição e manipulação.
As redes sociais podem ser o nosso maior inimigo. Podem mesmo destruir-nos a vida. Criam-se perfis falsos, manipulam-se notícias e difama-se.
Mas o que se escreve nas páginas pessoais pode vir a ser considerado crime? E em que medida cada um de nós é responsável por abrir, sem muito cuidado, “a porta de sua casa”? Em média, nos últimos anos, a Polícia Judiciária recebeu mais de mil casos de crimes informáticos por ano que dizem respeito à prática de várias atividades ilegais nas redes.
https://ensina.rtp.pt/artigo/um-like-que-te-pode-desmanchar-o-smile/
09 fevereiro, 2021
Dia da Internet mais segura
•Título: SeguraNet: Partilha de informação pessoal
•Tipo: Divulgação
•Autoria: Nelson Martins
•Produção: SeguraNet/ Tinta da China
•Ano: 2015
08 fevereiro, 2021
PROMOVER PARA LER+ (O Diário da Nossa Paixão)
Deixar-se tocar pelos livros, e compartilhá-los com outros leitores, foi o que sugerimos aos jovens utilizadores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.