Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

14 fevereiro, 2021

PROMOVER PARA LER+ (Não há borracha que apague o sonho)

Partilhar o registo da experiência leitora dos livros lidos no projeto  Cabaz Literário é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Agradecemos a mais um aluno a sua partilha.



13 fevereiro, 2021

Internet mais segura - Antivírus

 

 
 
 
Mais um conselho para uma Internet Segura
 
      Os vírus do computador podem pôr em causa todo o teu trabalho e até o próprio aparelho. Deves por isso instalar um bom antivírus e ter muito cuidado quando navegas ou fazes download's de páginas que podem não ser de confiança.


 

Ficha Técnica
• Título: SeguraNet: Antivírus
• Tipo: Divulgação
• Autoria: Nelson Martins
• Produção: SeguraNet/ Tinta da China
• Ano: 2015


12 fevereiro, 2021

aLer+ Rede de Escolas Leitoras

  
     A Escola Básica Ferreira de Castro está de parabéns porque acaba de receber o selo aLer+ Rede de Escolas Leitoras  do Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares, atribuído através do projeto em candidatura, Leituras +em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
 

Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

 
http://www.pnl2027.gov.pt/np4/alermais_2027_diariosdebordoemdestaque.html?subpag=alermais

   Pegando na simbologia dos quatro principais pontos cardeais, o Projeto Leituras + em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.

11 fevereiro, 2021

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

     O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência é celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro com o propósito de alcançar o acesso pleno da participação na ciência para mulheres e raparigas e alcançar a igualdade de género na ciência.
 
 
O dia 11 de fevereiro foi proclamado como Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência através da Resolução 70/212 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 22 de dezembro de 2015.

Com o objetivo de alcançar o pleno e igual acesso e participação na Ciência por parte de raparigas e mulheres, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução A/RES/70/212, em 22 de dezembro de 2015, declarando o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem encetado diversos esforços para inspirar raparigas e mulheres a seguirem o caminho da Ciência, todavia, muitas continuam a ser excluídas de uma participação efetiva nesta área. Um estudo realizado pela ONU em 14 países, revela que a probabilidade de estudantes femininas concluírem licenciaturas, mestrados ou doutoramentos nas áreas científicas são de 18%, 8% e 2%, enquanto a percentagem de estudantes masculinos é de 37%, 18% e 6%, respetivamente. 


Em Portugal, apesar dos grandes avanços ocorridos após a revolução de 25 de Abril de 1974 em matéria de igualdade entre mulheres e homens, os indicadores refletem um maior número de rapazes em áreas de estudos das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (CTEM) do que raparigas. Embora esta assimetria seja menos acentuada do que noutros países e, por exemplo, as portuguesas representem mais de metade das pessoas diplomadas em Ciências, Matemática e Informática, já nas Engenharias, Indústrias Transformadoras e Construção elas são ainda apenas 33%.

Desta forma, continua a assistir-se a uma segregação das ocupações profissionais em razão do sexo, muitas vezes com as mulheres a ocuparem áreas profissionais que não são tão reconhecidas, nem tão bem remuneradas.

Porque a ciência e a igualdade de género são vitais para o desenvolvimento sustentável das sociedades, é preciso incentivar rapazes e raparigas, homens e mulheres, a experimentar todas as possibilidades que a realidade oferece e, assim, poder fazer as suas escolhas de forma livre e informada.

Até à igualdade!

 https://www.cig.gov.pt/2018/02/dia-internacional-das-mulheres-raparigas-na-ciencia-11-fev/


A Comissão para a cidadania e Igualdade de Género produziu uma animação intitulada Engenheiras por um dia, que se enquadra perfeitamente neste  Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

 PODES VER A ANIMAÇÃO AQUI

10 fevereiro, 2021

Internet mais segura - Perigos no mundo das Redes Sociais


Em mês de reflexão sobre a segurança na Internet, deixamos aqui uma reportagem da RTP, 

que nos revela situações que devemos prevenir na utilização das Redes Sociais.

 
Um like, uma resposta a uma mensagem de quem não conhecemos e a nossa vida pode dar uma volta de 180 graus. Gestos aparentemente inocentes que podem tornar os nossos amigos, nos nossos piores inimigos. Porque as redes chegam onde a vida real não chega: a todo o lado. E são cada vez mais montras de agressividade, perseguição e manipulação.

As redes sociais podem ser o nosso maior inimigo. Podem mesmo destruir-nos a vida. Criam-se perfis falsos, manipulam-se notícias e difama-se.

Mas o que se escreve nas páginas pessoais pode vir a ser considerado crime? E em que medida cada um de nós é responsável por abrir, sem muito cuidado, “a porta de sua casa”? Em média, nos últimos anos, a Polícia Judiciária recebeu mais de mil casos de crimes informáticos por ano que dizem respeito à prática de várias atividades ilegais nas redes.

https://ensina.rtp.pt/artigo/um-like-que-te-pode-desmanchar-o-smile/

Pode ver-se a reportagem aqui

09 fevereiro, 2021

Dia da Internet mais segura

 
 
No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (9 de fevereiro de 2021). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.
 https://www.seguranet.pt/fevereiro2021/
 
 
 
 
É preciso ter cuidado com a informação que se partilha na Internet pois esta pode ser utilizada de forma a prejudicar-te. Há riscos quando se colocam dados pessoais online, razão porque tens de ponderar o que vais colocar nas redes sociais.

https://ensina.rtp.pt/artigo/seguranet-cuidado-com-a-partilha-de-informacao-pessoal/
 
 
 

Ficha Técnica
•Título: SeguraNet: Partilha de informação pessoal
•Tipo: Divulgação
•Autoria: Nelson Martins
•Produção: SeguraNet/ Tinta da China
•Ano: 2015

08 fevereiro, 2021