Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

19 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - À PROCURA DA LUZ DAS COMBUSTÕES NO MNAA - I


À PROCURA DA LUZ DAS  COMBUSTÕES NO MNAA - I


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem vindo neste mês de maio, a apresentar neste blog, visitas virtuais a diversos museus nacionais e internacionais, como forma também de celebrar o Dia Internacional dos Museus.

Hoje o que propomos é a visita ao Museu Nacional de Arte Antiga,  através do olhar de alunos da turma E do 9º ano, na perspetiva da química.

Nas palavras da professora proponente do trabalho,Maria Isabel Oliveira, este  teve como objetivo principal  proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem o mais importante museu português, relacionando conteúdos de química (combustões, matéria lecionada no 8º ano) , com as obras do museu.
No âmbito da disciplina de Físico Química, a turma E do 9º ano com 29 alunos, visitou pela primeira vez o MNAA a 12 de fevereiro. Com uma atividade pedagógica e didática diferente, os alunos puderam observar as obras do museu.



Foi já em dias de quarentena que os alunos realizaram os seus trabalhos à distância, com todo o material e pesquisa efetuada na visita de estudo.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro vai então dedicar os próximos dias à exibição do trabalho  À procura da luz nas combustões no MNAA, realizado por Catarina Andrade, Fábio Santos, Helena Susano, Henrique Dionísio e Luzia Nascimento, todos alunos da turma E do 9º ano.

Ao longo dos próximos dias vamos exibir pinturas do Museu Nacional de Arte Antiga, escolhidas e descobertas pelos nossos alunos na perspetiva da presença química das combustões.

Um olhar diferente nos espera pela mão deste trabalho de excelência.

















E CONTINUA...







18 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - MUSEUS DO VATICANO



 

Hoje ainda Dia Internacional dos Museus, 
convidamos a visitar os Museus do Vaticano 
e para isso selecionamos algumas visitas virtuais.

A construção do Vaticano começou em 1447 com o Papa Niccolò V, que encomendou ao arquiteto Bernardo Rossellino o projeto da nova Basílica de São Pedro e ao pintor Fra Angelico a decoração da capela de Nicolina. Em 1471, Sisto IV ordenou a construção de uma nova capela, a Capela Sistina, com decorações pintadas por artistas como Sandro Botticelli e Pietro Perugino, que mais tarde, em 1508, Michelangelo Buonarroti repintou por ordem de Giulio II.

A caminho da Capela Sistina passemos antes pela Sala que antecede a Capela: 
Hall da Sistina


A estrela destes museus é a espetacular pintura de Miguel Ângelo no teto da Capela Sistina representando as nove cenas do livro do Gênesis, incluindo “A criação de Adão”.


As Salas de Rafael foram encomendadas ao artista pelo papa Júlio II, que quis completar a decoração dos seus aposentos.


Papa Clemente XIII, em 1761, foi quem criou o Museu Profano, sendo a primeira coleção de antiguidades profanas do Vaticano.

Visitemos ainda uma nova ala dos Museus do Vaticano: 

     Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II, que quando foi eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Entre as obras estão o Apollo del Belvedere, a Venus feliz, o Nilo, o rio Tevere, a Arianna Adormecida e o grupo Laocoonte e seus filhos. Novos edifícios foram então construídos ligados através de galerias àqueles existentes. Giulio II encomendou a decoração das salas de Raffaello e a rampa de helicóptero projetada por Donato Bramante como acesso aos andares superiores do jardim do Belvedere.

     Em 1740, Benedetto XIV reorganizou os salões dos Museus Sagrados e Profanos e do Gabinete de Medalhas. Em 1756, as obras de arte e arqueológicas descobertas por Johann Joachim Winckelmann estimularam a exposição pública das coleções do Vaticano. Clemente XIV e Pio VI projetaram os Museus Pius Clementine e Pius VII e Antonio Canova foi encarregado da organização do museu com seu nome. Gregório XVI em 1837, inaugura o Museu Etrusco Gregoriano e dois anos depois fundou o Museu Egípcio Gregoriano. No Palazzo del Laterano, foi fundada em 1844 o Museu Profano Gregoriano e, desde 1870, a reorganização da exposição de obras na Igreja Católica. Mais tarde, Pio XI fundou o Museu Missionário etnológico e inaugurou a Pinacoteca exibindo pinturas roubadas por Napoleão e retornou após o Congresso de Viena de 1815. 

     Décadas mais tarde, em 1970, as antigas coleções lateranesi foram transferidos para o Vaticano, os museus Gregoriano Profano e Pio Cristiano e em 1973 o Museu Missionário Etnológico. A Coleção de Arte Religiosa Moderna e o Museu das Carruagens foram fundados em 1973 durante o Pontífice de Paulo VI. De 1989 a 2000, o Museu Egípcio Gregoriano e o Gregoriano Etrusco foram reorganizados e o Museu Histórico foi criado.
https://www.rome-museum.com/br/vaticano.ph

DIAS DE QUARENTENA - DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM O MUSEU NACIONAL DOS COCHES




Hoje é dia Internacional dos Museus. 

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem vindo de visita em visita até aqui.
Hoje propomos visita virtual, jogos e viagens no Museu Nacional dos Coches, que preparou para nós todos uma visita em família.


Começa por uma visita virtual ao Museu Nacional dos Coches


Agora que já visitaste o museu vem connosco fazer um jogo.

Toma atenção e boas respostas!

Os temas mitológicos e báquicos e suas alegorias são uma constante em elementos decorativos, quer nos palácios, monumentos e jardins portugueses, quer nos coches e berlindas, viaturas de aparato ricamente ornadas com pinturas e esculturas.
Um tema recorrente nos Coches são as Quatro Estações do Ano, cada uma delas com a sua simbologia característica, sendo o Outono a personificação de Baco ou dos seus atributos. Sileno, o tutor de Baco, é também uma presença constante.
Em algumas viaturas do Museu Nacional dos Coches, designadamente o Coches das Infantas, o Coche do Infante D. Francisco e o Coche do Embaixador, que convidamos a admirar, logo que lhe seja possível no próprio Museu, pode encontrar algumas dessas figuras mitológicas.




Agora acompanha o nosso Robô e joga com o Museu Nacional dos Coches

Tudo sobre rodas! 🏁
💥A família Tudo celebra o Dia Internacional dos Museus 💥
Estes robots têm uns nomes muito giros: o Diz Tudo, o Explica Tudo e o Faz Tudo. Eles foram visitar o Museu Nacional dos Coches e fizeram este jogo para ti!
Esta atividade é gratuita, não precisa de registo. Pode ser acedida pelo computador, telemóvel ou tablet.




Gostas de histórias de princesas? 
Então vem de viagem  a estes casamentos reais.


Exposição áudio online "A Troca das Princesas"

A Cerimónia do duplo casamento entre a princesa D. Maria Bárbara, filha de D. João V, e o futuro rei de Espanha, Fernando VI, bem como da infanta D. Mariana Vitória de Espanha, filha de Filipe V, com o futuro rei de Portugal, D. José I, realizada na fronteira dos dois países, sobre o rio Caia, em 1729, ficou conhecida por "Troca das Princesas". Este momento histórico das boas relações entre os Reinos Ibéricos encontra-se patente no MNCoches através de algumas viaturas, entre as quais as Berlindas Francesas, o Coche de D. José e o emblemático Coche da Troca das Princesas.

17 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - A CAMINHO DO MUSEU DO LOUVRE





Nas comemorações do Dia Internacional dos Museus a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua na sua caminhada pelos Museus On, e desta vez vamos até Paris.

O Louvre não é apenas um dos maiores museus de arte do mundo, mas é também um dos monumentos históricos mais emblemáticos de Paris.
O museu oferece visitas online gratuitas de algumas de suas exposições mais importantes e populares, como Antiguidade Egípcia e obras de Michelangelo. Pode fazer uma visita virtual pelo museu

https://caras.sapo.pt/lifestyle/2020-03-15-10-museus-virtuais-para-visitar-a-partir-de-casa/

Inaugurado nos finais do século XVIII, o Museu do Louvre é o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. Formado a partir das coleções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, o Museu do Louvre abriu as suas portas em 1793 mostrando um novo modelo de museu, que passava das mãos das classes dirigentes ao desfrute do público geral. A coleção do Louvre compreende cerca de 300 mil obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35 mil.
https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne
 Também AQUI uma visita!





16 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - A CAMINHO DO MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DE CIÊNCIA




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua no caminho dos Museus ON associando-se ao Dia Internacional dos Museus, e desta vez convidando a visitar o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa é um espaço de educação, ciência e cultura, no coração da cidade.
O Museu tem origem no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, criados no século XVIII, embora o local já albergasse instituições de ensino desde o início do séc. XVII. O MUHNAC inclui espaços repletos de ciência e de história, como o Jardim Botânico, que é monumento nacional, o Laboratorio Chimico e o seu emblemático anfiteatro, o Observatório Astronómico e o antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres. Além deste núcleo, o MUHNAC inclui também o Observatório Astronómico de Lisboa na Tapada da Ajuda.
Para além de diversas exposições, os visitantes encontrarão um largo conjunto de actividades, visando estimular a curiosidade e a compreensão sobre a Natureza e a Ciência e levando a Universidade de Lisboa à cidade e à sociedade.

https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/museu-nacional-de-historia-natural-e-da-ciencia
  

15 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - A CAMINHO DO MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN



DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2020 
ESTAMOS ON!
     ➤Museu Calouste Gulbenkian

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro associa-se a esta celebração começando hoje um percurso por alguns museus nacionais e internacionais.
Iniciamos as nossas visitas pelo Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão".
Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens. Atendendo, por um lado, aos constrangimentos impostos pela atual pandemia, e, por outro, à reabertura dos museus a 18 de maio, a Direção-Geral do Património Cultural convidou os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus a associarem-se a estas comemorações, nomeadamente através da partilha de iniciativas que possam ser divulgadas on-line e, também, de atividades presenciais.
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/atividades-diversas/
dia-internacional-dos-museus-2020-convite-participacao-estamos

A coleção do Museu Calouste Gulbenkian cobre um largo período da história da arte, abrangendo uma vastíssima área geográfica: Arte Egípcia, Arte Greco-Romana, Arte da Mesopotâmia, Arte do Oriente Islâmico, da Arménia, do Extremo Oriente, Pintura Europeia, Escultura Europeia, Artes Decorativas Europeias, Arte do Livro Europeu e obras de René Lalique.
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt
                                              

DIAS DE QUARENTENA - O AUTÓMATO DE JAQUET-DROZ


Ainda a propósito da aula de História e Cidadania de 8º ano de #EstudoEmCasa  do passado dia 11, dentro da temática relacionada com A evolução da ciência e da técnica: dos séculos XII a XVIII, colocamos aqui a hipótese de associares o estudo da História às aprendizagens de Inglês da aula de dia 12 sobre Free time - outdoor activities.
Apresentamos aqui um pequeno vídeo em inglês sobre uma maravilhosa obra do século XVIII, um robô com 240 anos, que há quem diga poder ter sido o primeiro computador do mundo.

A peça "O Escritor" foi montado com mais de 6.000 peças durante seis anos. Seu desenho é a evolução de um autómato anterior,  e  podia escrever em inglês e francês, bem como realizar alguns desenhos.


A versão de Jaquet-Droz pode escrever com uma pena graças a uma engrenagem integrada em seu mecanismo interno onde são selecionados os caracteres um a um, que permitem escrever assim textos curtos, de umas quarenta palavras. Este autómato molha a pena na tinta de vez de quando, escorre para não manchar o papel, levanta a pena como se estivesse pensando e segue  com o olhar a pena enquanto escreve.

https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=48345
Para que possas assistir a esta 

magnifica obra, basta clicar 
AQUI 

e sentires-te maravilhado!



14 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - CARAVELAS E NAUS


Na passada segunda feira dia 11, o tema do #EstudoEmCasa para 8º ano de História e Cidadania, abordou as Inovações técnicas na agricultura e nos transportes nos séculos XII e XIII, dentro da temática relacionada com A evolução da ciência e a técnica: dos séculos XII a XVIII.
Para que possas consolidar melhor as aprendizagens, e para que respondas melhor à Questão /Problema do #EstudoEmCasa, hoje o que trazemos é um vídeo e uma visita virtual aos transportes portugueses do período da expansão marítima. 

Para veres o vídeo sobre Caravelas, Naus e Galeões Portugueses, 
um choque tecnológico no sec XVI na época dos Descobrimentos
clica AQUI e boa viagem no tempo.


Para uma visita virtual a uma nau, convidamos-te a vir connosco até Vila do Conde para entrares numa nau portuguesa : A Nau de Vila do Conde é uma réplica das primeiras Naus a fazer a ligação ao Oriente, e tem 27m de longo e pesa 120 toneis
Para entrares na nau, clica AQUI e boa visita!



13 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - LIDO LÁ EM CASA - O CAVALEIRO DA DINAMARCA


Mais um desafio da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, aceite em família no Lido Lá em Casa.

Desta vez foi a família do Diogo Rodrigues, da turma H do 8º ano, que nos respondeu.
O Diogo apresenta O cavaleiro da Dinamarca como um dos seus livros preferidos, e 
diz-nos assim: Gostei porque o livro se foca na família e no regresso no Natal para passá-lo em família.




A mãe do Diogo, a senhora Mónica Felício, refere o livro Diz-me Quem Sou, de Júlia Navarro, porque  é para si um misto de amor, intriga, politica e traição.



Já o pai do Diogo aponta-nos a obra de Paulo Coelho, O Zahir, como sua preferida, pela forma como a escrita nos transporta para o mundo do autor.


Mais uma família de leitores respondeu ao nosso desafio. Obrigada pela partilha.

12 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - O DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO COM BANKSY



O Dia Internacional do Enfermeiro criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, comemora-se a 12 de maio, data que assinala o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

O período que atravessamos, talvez mais que qualquer outro, revela bem como indispensáveis e corajosos são estes profissionais. 


O artista Banksy ofereceu ao hospital de Southampton, em Inglaterra, uma obra original para prestar uma homenagem aos profissionais de saúde. O artista deixou ainda uma nota de agradecimento pelo trabalho de combate à pandemia de Covid-19.
A obra - "Game Changer" - está em exposição nos corredores do hospital, e refere-se à mudança do conceito de herói. Agora os heróis são outros, pretende mostrar Banksy.
A imagem tem um metro de altura por um de largura. Trata-se de uma obra a preto e branco, que retrata uma criança a brincar. O rapaz está sentado no chão de joelhos, veste umas jardineiras e na mão tem uma boneca com uma capa de super-herói: é uma enfermeira e leva ao peito o único detalhe com cor da obra - uma cruz vermelha. A nova super-heroína usa máscara, tem capa e um braço levantado, tal como se estivesse a voar.
A um canto, descartados num cesto de papéis, estão o Homem Aranha e o Batman, já que o rapaz preferiu brincar com outros super-heróis.
Juntamente com a obra, Banksy deixou uma nota aos trabalhadores do hospital: agradece por todo o trabalho que têm feito e espera que a imagem ilumine o local, mesmo que seja apenas a preto e branco.
A obra de Banksy vai ser leiloada no outono para angariar dinheiro para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

https://www.tsf.pt/mundo/banksy-oferece-a-hospital-britanico-obra-de-homenagem-aos-profissionais-de-saude-12163254.html

Agora o que propomos é um pouco de conhecimento sobre a obra de Banksy, controverso e misterioso artista inglês.
Clica Aqui e descobre este artista.


11 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - LIDO LÁ EM CASA: SELEÇÃO


Mais uma resposta ao nosso desafio Lido Lá em Casa, e desta vez de Letycia Lobato do 8º ano da turma H. A nossa aluna revela-nos da sua preferência o livro A Seleção de Kiera Cass. Nas suas palavras: é uma boa leitura juvenil e ótimo para passar o tempo, pois li através de um trabalho que tive que fazer, e achei muito interessante.

É bom sabermos que um trabalho para a escola revela boas leituras!

Fica aqui uma sinopse para entusiasmar outro leitor.

Obrigada pela partilha!

Para trinta e cinco raparigas, A Seleção é a oportunidade de uma vida. É a possibilidade de escaparem de um destino que lhes está traçado desde o nascimento, de se perderem num mundo de vestidos cintilantes e jóias de valor inestimável e de viverem num palácio e competirem pelo coração do belo Príncipe Maxon. No entanto, para America Singer, ser selecionada é um pesadelo. Terá de virar as costas ao seu amor secreto por Aspen, que pertence a uma casta abaixo da sua, deixar a sua família para entrar numa competição feroz por uma coroa que não deseja, e viver num palácio constantemente ameaçado pelos ataques violentos dos rebeldes. Mas é então que America conhece o Príncipe Maxon. Pouco a pouco, começa a questionar todos os planos que definiu para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou pode não ter comparação com o futuro que nunca imaginou. 35 candidatas. Apenas uma coroa.

https://www.wook.pt/livro/a-selecao-kiera-cass/16016177


DIAS DE QUARENTENA - LIDO LÁ EM CASA: O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA

A partilha em família do desafio Lido Lá em Casa, desta vez traz-nos três livros.
A nossa aluna Catarina Martins do 8.º ano turma F apresenta-nos  O conto da ilha desconhecida, de José Saramago. A Catarina escolhe este livro para este desafio e escreve: Eu gostei por causa da mensagem que o livro quer passar e essa mensagem é que a verdadeira ilha desconhecida somos nós.

Fantástico Catarina!

Neste desafio os pais da Catarina também nos revelam títulos da sua preferência.A senhora Sandra Santos diz-nos, a propósito do livro de António Lobo Antunes, Eu hei-de amar uma pedra, que este livro mostra que o amor ultrapassa todas as barreiras.



O pai da Catarina, o senhor João Martins, partilha neste desafio o livro O Perfume,de Patrick Suskind. O valor do livro reside nas descrições do autor, que faz com quase se consigam sentir os aromas só pela forma como ele descreve.




Obrigada pela partilha desta família de leitores!


10 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - CIDADANIA DIGITAL

Num período em que utilizamos os meios digitais para sobreviver à pandemia, interessa também termos a noção que existem princípios de cidadania digital.
Oiçam o professor Carlos Pinheiro a apresentar os 10 Domínios da Cidadania Digital.

Veja o vídeo aqui.
A cidadania digital ajuda a reforçar as competências necessárias para tirarmos o máximo partido das novas tecnologias. Por um lado ajuda a evitar os problemas do mau uso das ferramentas digitais, e por outro lado ajuda a tirar o máximo proveito das imensas potencialidades positivas que os novos meios digitais nos disponibiliza

Mais do que saber usar uma dada aplicação ou nova tecnologia, importa refletir sobre o seu impacto na nossa vida, tomar consciência das alternativas reais que existem e tomar decisões informadas, conscientes e coerentes. 

https://cidadaniadigital.pt/