Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

21 janeiro, 2020

CRESCER COM O CINEMA – LUZ E SOMBRA




Depois do visionamento do filme O Intervalo, os alunos envolvidos no projeto Crescer com o Cinema, foram confrontados com o jogo de luz e sombra utilizado pelo realizador numa linguagem subliminar da mensagem do filme.

Para que a perceção deste diálogo entre a escuridão e a claridade fosse mais consciente nos alunos, propusemos-lhes uma atividade de desenho de luz e sombra.

É distribuído aos alunos um fotograma em película transparente;
Os alunos observam a distribuição da luz;
Os alunos recortam em papel branco a incidência da luz na imagem que percecionam;
Os alunos revelam o contraste com um fundo escuro;
Os alunos exibem aos colegas a opção da distribuição da luz.
Realiza-se o debate final e interpreta-se a função da luz nos objetivos temáticos e artísticos.
Foi uma atividade muito animada!

13 janeiro, 2020

CRESCER COM O CINEMA - OPOSTOS



Mais uma atividade no âmbito do Projeto Crescer com o Cinema.

Após debate sobre o filme O Intervalo, e os opostos e contrastes nele incluídos, apura-se uma lista dos mesmos;
Distribuem-se aos grupos de alunos fotogramas do filme;
Os grupos distribuem os fotogramas pelos opostos ou contrastes e afixam num painel; Cada grupo justifica a sua opção mediante a interpretação que fez do filme e da cena que distribuiu.
Debate-se sobre as escolhas nem sempre consensuais.
Foi uma verdadeira interpretação cinematográfica.!


10 janeiro, 2020

FORMAÇÃO EM CARTAZ

Em mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está a proporcionar a todas as turmas de 7º ano uma formação em composição estética de cartazes temáticos para trabalhos escolares.

O uso de cartaz é um trabalho recorrente nas diversas disciplinas de 2º e 3º  ciclos por ser um meio de comunicação de natureza visual versátil e dinâmica onde se espelham conteúdos e aprendizagens, podendo divulgar diversos tipos de mensagens. 




A atividade “Comunicar em cartaz” surge então mais uma vez no sentido de motivar e melhorar o desempenho dos alunos na realização e apresentação de trabalhos e cartazes dentro e fora da sala de aula.  Contribui para o reforço da aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual, bem como para o desenvolvimento da sua sensibilidade estética na criação de diferentes produtos gráficos da comunicação visual, nomeadamente o cartaz. Entre as várias áreas do Design de comunicação, o cartaz surge como opção prioritária na apresentação de trabalhos das diversas disciplinas, promovendo, desta forma, a transversalidade das aprendizagens entre as mesmas e o enriquecimento de novas experiências.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta formação implementar o  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Sensibilidade estética e artísticapara o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos, com o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.

Agradecemos à professora Isaura Esteves e ao professor Fernando Trigo.

14 dezembro, 2019

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Este foi mais um ano em que a Escola Básica Ferreira de Castro participou no Concurso Nacional de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura.
No último dia 12 de dezembro foi a fase escolar promovida pelo grupo de português em articulação com a Biblioteca Escolar.
Madalena Galego e Sara Gonçalves do 2º ciclo e Maria Viana e Luísa Gonçalves do 3º ciclo, foram as vencedoras desta fase e representarão a escola na fase municipal no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.
Estão todas de parabéns.


13 dezembro, 2019

CODE WEEK






A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma atrativa e divertida

A Biblioteca Escolar Ferreira e Castro integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, associou-se ao evento #CodeWeek e inscreveu os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro nesta iniciativa europeia. Com a estreita colaboração da professora de TIC, Luísa Rodrigues, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve no mês de dezembro vinte e nove turmas a participar nesta iniciativa de programação.

O entusiasmo foi tal que os alunos trouxeram para a sala de programação as suas mascotes Angry Birds. 

Foi uma animação!















11 dezembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA - O INTERVALO



No passado dia 10 em mais uma sessão de cinema integrado no projeto com a Biblioteca Escolar, Crescer Com o Cinema, a turma C de 9º ano deslocou-se ao Centro Cultural Olga Cadaval para assistir ao filme L'Intervallo (O Intervalo) que integra a coleção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.

Após o visionamento, mais uma vez estabeleceu-se o debate sobre o filme.



09 dezembro, 2019

MIÚDOS A VOTOS


A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoio da Pordata, foi constituída uma lista final nacional, por cada ciclo/ nível de ensino, dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março de 2020.

Para entrar na lista, foi necessário recolher um número mínimo de candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de apresentar um número mínimo de assinaturas.


Escolham o vosso candidato!
Candidatem-se em campanha por um livro e inscrevem-se na Biblioteca Escolar.

29 novembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA -ENQUADRAMENTO / CÂMARA



Continuando o trabalho pedagógico da Biblioteca Escolar no sentido de desenvolver a observação em cinema, após o visionamento do filme Shelter, os alunos da turma C do 9º ano foram motivados a interpretar o posicionamento da câmara face à mensagem que se pretende transmitir.

Shelter mostra a oposição radical entre a geração dos pais e a dos filhos, e o posicionamento dos atores sentados à mesa assim como a posição da câmara determina a leitura temática do filme.



Com o caderno pedagógico do filme os alunos despertam para o facto de embora o apartamento pareça real no filme, na verdade não o é. É um décor construído em estúdio. O facto de o filme ter sido rodado em estúdio facilitou a instalação de carris para que a câmara se pudesse mover com facilidade e seguir os personagens no enquadramento. 



Deste modo os alunos foram convidados a participar na seguinte atividade:  Enquadramento/Câmara 
Os alunos recebem um fotograma do filme com as personagens à mesa;
Simultaneamente recebem uma imagem de uma mesa e 6 cadeiras distribuídas como as das personagens do filme;
Os alunos têm de imaginar onde se posicionou a câmara para aquele fotograma;
Os alunos, desenhando a abrangência do plano, colam papel colorido transparente e desenham o plano do fotograma;
Apresentação e debate final foram a conclusão.







TO TRANSLATE


Este foi mais um ano em que na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro se realizou o concurso To Translate, concurso de tradução em língua inglesa onde participaram todas as turmas de 9º ano. Ao longo de uma semana, de 25 a 29 de novembro esta atividade de iniciativa da Biblioteca Escolar com a estruturação do grupo disciplinar de inglês de 3º ciclo, transformou a biblioteca num local onde se valorizou a tradução e a comunicação entre os povos.