Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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23 abril, 2025

Casa Museu Leal da Câmara


 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Câmara Municipal de Sintra e da Rede de Bibliotecas Escolares, realizou com o grupo/turma 6ºA1 uma visita de estudo à Casa Museu Leal da CâmaraA Casa Museu Leal da Câmara é um espaço dedicado à memória e obra do artista José Leal da Câmara (1876–1948), uma das figuras mais marcantes da caricatura e da arte em Portugal no início do século XX. O museu está instalado na antiga residência do artista, uma casa construída nos anos 30 do século passado, rodeada por um agradável jardim e classificada como Imóvel de Interesse Municipal. Os nossos alunos puderam conhecer a casa preservada praticamente como Leal da Câmara a deixou, e sentir o ambiente intimista e autêntico do artista. No seu interior foi possível apreciar uma vasta coleção de trabalhos de Leal da Câmara, incluindo caricaturas, óleos e desenhos, bem como objetos pessoais e mobiliário original. Leal da Câmara destacou-se como um crítico mordaz da sociedade do seu tempo, colaborando com várias publicações satíricas em Portugal e no estrangeiro. A sua obra combina um apurado sentido estético com um forte compromisso cívico, sendo muitas vezes um reflexo das tensões políticas e sociais do início do século XX. Deste modo os nossos alunos observaram as caricaturas do artista e perceberam o sentido crítico subjacente.













    Depois de um breve lanche, os nossos alunos visitaram, integrado na Casa Museu Leal da Câmara, o Núcleo Museológico do Saloio, um espaço dedicado à preservação e valorização da identidade cultural da figura do saloio, personagem típica das zonas rurais em redor de Lisboa, especialmente da região saloia que inclui concelhos como Sintra, Loures e Mafra. Este núcleo resulta do interesse do artista pela cultura popular portuguesa e, em particular, pelas tradições da gente saloia, que ele retratou com sensibilidade, humor e respeito em várias das suas obras gráficas. O saloio foi frequentemente representado por Leal da Câmara como símbolo da autenticidade, da ligação à terra e dos valores tradicionais.








Um Livro que Li (Filomena Gonçalves)


    Muitos livros que marcam uma pessoa estão ligados a valores fortes ou a momentos importantes da sua vida. Ao contarem aos filhos como um livro os emocionou, desafiou ou fez pensar, os pais ajudam-nos a perceber que a leitura também é um espaço de aprendizagem emocional e ética. É uma forma natural de educar através da experiência vivida. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Rebeca Gonçalves que apresentamos.




22 abril, 2025

Tertúlias Literárias (7ºA1,7ºA2, 7ºA3)


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com os professores de português, continua a dinamizar tertúlias literárias do projeto Leituras+ em Rota Livre. Hoje divulgamos imagens de alunos da professora Andreia Simão,  da equipa do 7º A (A1,A2,A3) que apresentam aos seus colegas as suas leituras. As tertúlias literárias são práticas pedagógicas que promovem a leitura e a interpretação de obras literárias, criando um ambiente de aprendizagem compartilhada. Durante estes encontros,  os alunos discutem as obras lidas, expressam as suas opiniões e analisam as ideias presentes nos textos. Essa dinâmica incentiva a leitura crítica e reflexiva, permitindo que os alunos compreendam melhor os livros que leram e façam conexões com sua própria realidade.








 

20 abril, 2025

Um Livro que Li (Paula Santos)


     Os livros que marcaram os pais trazem muitas vezes ensinamentos, valores e referências culturais importantes. Ao falarem deles, os pais transmitem parte da sua história e visão do mundo. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura que não esquecem. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Araújo que apresentamos. 







12 abril, 2025

Um Livro que Li ( Suellen Vieira )


    Ouvir os pais falarem de livros que os marcaram ajuda os filhos a perceber que a leitura faz parte da identidade de uma pessoa. Ao longo do tempo, os jovens vão também construindo a sua própria história com os livros, percebendo que ler é uma experiência pessoal, única, que nos acompanha e nos ajuda a crescer. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Ana Sophia Silva que apresentamos.


11 abril, 2025

Um Livro que Li (Adalgyza)


    Ao falar de livros que os emocionaram ou transformaram, os pais revelam partes da sua história pessoal. Essa honestidade aproxima pais e filhos, criando um espaço seguro para partilhar sentimentos, dúvidas e memórias. Os livros tornam-se, assim, pontos de partida para conversas significativas sobre a vida e sobre o mundo. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Lara Tavares que apresentamos.

09 abril, 2025

Ler o Holocausto - O rapaz do Gueto de Varsóvia


    Publicamos mais um parecer literário do projeto Ler o Holocausto. Aqui é Tomás Dias do grupo/turma 9ºA1 que nos revela o que aprendeu com a leitura da obra O Rapaz do Gueto de Varsóvia.

O livro conta a história de um menino e da sua família durante o Holocausto em Varsóvia. O avô do menino é morto por um soldado e ele herda um casaco. A personagem de que mais gostei foi a personagem principal, pois o rapazinho é muito simpático e compreensivo e tenta sempre ajudar, mesmo arriscando a sua vida.
Aprendi que mesmo nas piores situações não há razão para não encontrar a felicidade.
É um livro muito completo e emocionante. Recomendo-o pois fala sobre o holocausto que damos na disciplina de História no 9º ano.
Tomás Vieira Dias 9.º A1

Conhecer os testemunhos do Holocausto da Segunda Guerra Mundial é fundamental para a formação cívica, ética e histórica dos nossos alunos. Estes relatos, profundamente marcantes, não só revelam a brutalidade dos regimes totalitários como também humanizam a história, dando voz às vítimas que sofreram atrocidades inimagináveis. Através dos testemunhos, os alunos entram em contacto direto com as experiências vividas por milhões de judeus, ciganos, homossexuais, prisioneiros políticos e outros grupos perseguidos, desenvolvendo empatia, espírito crítico e consciência social.






08 abril, 2025

Um Livro que Li (Liliana Patrícia Ribeiro)


    Quando os pais partilham com os filhos livros que os marcaram, oferecem mais do que uma recomendação — oferecem um exemplo real de como a leitura pode impactar a vida de alguém. Essa partilha torna-se uma forma poderosa de motivação, mostrando que os livros não são apenas objetos escolares, mas companheiros de vida. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Sousa que apresentamos.



07 abril, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Carlota Carvalho


    Hoje publicamos o parecer literário de Carlota Carvalho, neste que é o projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Solicitar ao jovem leitor uma opinião crítica sobre o livro que leu é uma estratégia pedagógica que fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico. Quando um jovem é convidado a refletir sobre os pontos fortes e fracos de uma obra, aprende a argumentar com base em evidências, a organizar ideias de forma coerente e a respeitar diferentes pontos de vista. Este exercício transcende a mera leitura e transforma a experiência literária numa oportunidade de crescimento intelectual e emocional, promovendo a capacidade de análise e interpretação que será útil em todas as áreas da sua vida.

06 abril, 2025

Um Livro que Li (Antonieta)


 Conversar sobre livros permite que se encontre um espaço comum de interesse e partilha. Este momento cria uma ponte entre gerações, promovendo a escuta ativa, o respeito pelas ideias dos outros e o fortalecimento das relações familiares. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da avó de Lourenço Neves que apresentamos.





05 abril, 2025

Leituras com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro


    São muitos os alunos que leem livros da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e que partilham os seus pareceres literários. Dos mais de 900 alunos que  as redigiram  este ano letivo, divulgamos algumas das apreciações partilhadas, transformando  as suas opiniões em postais motivadores para outros leitores. Este é um processo da nossa biblioteca escolar que pertence ao Projeto Mediação Ler+ Jovem, integrado no projeto Leituras em Rota Livre, reconhecido como parte integrante das Escolas e Ler+ e Melhor da Rede de Bibliotecas Escolares. Na Semana da Leitura expusemos alguns desses postais, divulgando o impacto das Leituras com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.