"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
01 abril, 2025
A minha casa tem uma palavra a dizer ( (6ºB1)
Um Livro que Li (Elizabete Koman)
Um pai ou uma mãe que fala com entusiasmo sobre um livro que leu, transmite aos filhos uma mensagem poderosa: os livros interessam, fazem pensar, emocionam. Esse entusiasmo desperta nos mais novos o desejo de também viver essas experiências, funcionando como motivação natural para começar (ou continuar) a ler. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Lara Sigá que apresentamos.
Quem tem capa sempre escapa (8ºA1,8ºA2, 8ºA3)
Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a professora bibliotecária desenvolveu três oficinas de escrita criativa. Os alunos dos três grupos/turmas da equipa do 8ºA foram convidados a produzir um texto partindo de uma sequência de imagens. Utilizar a ilustração como estímulo para a produção textual é uma estratégia poderosa para desenvolver competências de escrita. Os alunos ganham um ponto de partida concreto para estruturar ideias, organizar narrativas e explorar descrições. A imagem oferece pistas visuais que orientam a construção do texto. Esta atividade convida à exploração de diferentes géneros — narrativo, descritivo, opinativo — e ao uso mais rico de vocabulário, ao tentar traduzir em palavras aquilo que se vê ou se imagina. Este tipo de exercício ajuda também a trabalhar a inferência, a antecipação e a construção de enredos. Ao escreverem a partir de uma ilustração, os alunos praticam a arte de "ler imagens" e de transformar essas leituras em narrativas originais e significativas. Das mãos destes alunos saíram, com entusiasmo, histórias de amor, textos policiais, enredos de terror, e tudo o que a sua imaginação foi capaz de criar.
Poesia de Porta Aberta (6ºC2)
Com a Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi possível trazer até à escola as famílias dos nossos alunos de 6º ano, com a atividade Poesia de Porta Aberta, dinamizada em colaboração com os professores do grupo de Português de 2º Ciclo.
O envolvimento das famílias nas atividades da escola tem um impacto direto e positivo no percurso educativo dos alunos. Quando pais, encarregados de educação ou outros familiares se mostram presentes e interessados, os nossos alunos sentem-se mais motivados, valorizados e seguros. Essa ligação reforça a autoestima e promove uma atitude mais positiva perante a escola e a aprendizagem.
Foi visível o orgulho dos alunos que se fizeram acompanhar pelos seus familiares e que com eles prepararam a declamação de poemas. Com o grupo/turma 6ºC2 da professora Raquel Brouco foi possível estabelecer uma conversação entre alunos e famílias, sobre os temas abordados em cada poema. Foi uma sessão verdadeiramente gratificante.
31 março, 2025
Literacia Financeira : Consumo responsável e consciente (5ºA1,5ºA2)
A aprendizagem de um consumo responsável e consciente é essencial para a formação de cidadãos ativos, críticos e informados. No contexto educativo, esta temática deve ser abordada como parte integrante da educação para a cidadania, promovendo a reflexão sobre as consequências das escolhas individuais e coletivas. Ao desenvolverem a capacidade de avaliar o impacto social, económico e ambiental dos seus hábitos de consumo, os alunos tornam-se mais conscientes do seu papel na sociedade. A escola tem, assim, a responsabilidade de proporcionar espaços de diálogo e aprendizagem que incentivem comportamentos éticos e solidários, preparando os jovens para um futuro mais justo e sustentável. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha a responsabilidade no desenvolvimento da literacia financeira, colaborando com Educação para a Cidadania, proporcionado formação a alunos de 5º ano, nas áreas do consumo responsável e consciente. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, os grupos/turmas 5ºA1 e 5ºA2 receberam mais uma vez a formadora Mariana Nunes.
Leituras Dialogadas : Os Migrantes ( 5ºB1, 5ºB3)
No primeiro dia da Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, demos início às Leituras Dialogadas com a obra Os Migrantes, de Marcelo Simonetti. A professora bibliotecária Teresa Costa transformou a leitura da obra num processo ativo de troca de ideias e interpretação, dando oportunidade aos alunos de discutir o texto, fazer perguntas, expressar as suas interpretações e ouvir as perceções dos outros. Foram projetadas e interpretadas as ilustrações de Maria Girón e foi abordado o tema xenofobia. Com este tema os alunos foram incentivados a questionar estereótipos e a reconhecer a importância da diversidade, desenvolvendo atitudes de solidariedade e empatia. No final, os grupos/turmas 5º B1 e 5ºB3 visionaram dois documentários sobre o preconceito.
Descobrir Camões (9º A1)
Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continuamos a celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Com a exposição patrocinada pelo Instituto Camões, foi possível realizar jogos de descoberta da vida e obra do poeta. A celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento da literatura portuguesa, destacando a importância do autor na construção da nossa identidade cultural e literária. Camões é um dos maiores nomes da literatura mundial, e a sua obra-prima, Os Lusíadas, não só é um marco na poesia épica, como também reflete a história e os valores de Portugal enquanto nação. Estudar a vida e obra de Camões permite aos alunos compreenderem melhor o contexto histórico e cultural em que a obra foi escrita, ao mesmo tempo que promove a apreciação pela língua portuguesa e a riqueza do nosso património literário. Os alunos do grupo/turma 9ºA1, com as professoras Sílvia Lino e Sandra Gerardo, andaram animados, de painel em painel a responder aos desafios construídos pela professora Anabela Sá Sil.
Subscrever:
Mensagens (Atom)