Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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16 janeiro, 2025

Tertúlias Literárias (6ºA1,A2,A3,A4)


    Nesta semana foram os alunos da equipa  6º A, quatro grupos/turmas, A1,A2,A3 e A4, da professora de português Maria José Martins, a apresentarem as suas leituras, no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com os professores de português,  Tertúlias Literárias. Histórias, aprendizagens, personagens favoritas, autores e ilustradores, tudo foi apresentado aos colegas, que com entusiasmo fizeram muitas perguntas.
    A apresentação oral de uma obra lida é uma oportunidade para os alunos desenvolverem uma leitura mais crítica e reflexiva. Para transmitir o conteúdo de forma eficaz à turma, é necessário ir além da simples descrição da história: o aluno precisa interpretar os temas, analisar as personagens e relacionar a obra com questões atuais ou pessoais. Esse exercício aprofunda o entendimento da literatura e fortalece a capacidade de análise. Foi esta realidade que foi possível assistir nestas apresentações.















14 janeiro, 2025

Tertúlias Literárias (6ºB1)


    A leitura pode ser uma experiência solitária, mas a partilha de livros e ideias pode criar laços profundos entre os jovens. A divulgação literária pode fomentar o diálogo e a troca de perspetivas. Eventos literários como as Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com os professores de português, são formas eficazes de aproximar os jovens da literatura. Ao envolver os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro em atividades relacionadas com os livros, cultivamos neles o sentido de pertença e uma maior valorização do património literário. Hoje foram os alunos da professora Anabela Carvalho a falar sobre as suas leituras de forma entusiástica, motivando os colegas para lerem o seu livro.





Mediação Ler+ Jovem com Leonor Oleirinha

   
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar pareceres literários dos seus leitores, que deste modo podem divulgar a obra que leram e motivar outros jovens a ler, tornando-se mediadores jovens de leitura. Do ponto de vista do leitor do parecer, receber uma indicação ou crítica literária de um colega torna a experiência mais relevante e motivadora. A identificação entre os jovens estimula o interesse pela leitura e cria um espaço para o diálogo sobre questões importantes, como valores, conflitos e emoções presentes nas histórias. Assim, o parecer literário entre jovens não apenas promove a literatura, mas também fortalece a autonomia, a empatia e a interação no ambiente escolar. É uma prática que une o prazer de ler à aprendizagem, formando leitores críticos e conectados entre si.
    Hoje divulgamos as palavras de Leonor Oleirinha sobre a obra A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Brubaker Bradley.


13 janeiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ler Camões

    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro aceitou o desafio da Rede de Bibliotecas Escolares, e envolveu-se na iniciativa de leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra. No próximo dia 23 de janeiro, data em que se supõe ter nascido Luís Vaz de Camões, neste ano que se celebram os 500 anos do seu nascimento, 32 grupos/turmas vão ouvir, em simultâneo, poesia camoniana. Pelas 10 horas e 30 minutos, alunos de 9º ano, professores, auxiliares de ação educativa e funcionários técnicos administrativos, da Escola Básica Ferreira de Castro, vão Ler Camões para cerca de 800 alunos.





Tertúlias literárias (6ºB3)



    O projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Tertúlias Literárias, em parceria com  os professores de português de segundo e terceiro ciclos, continua a divulgar leituras e leitores. Hoje foi o grupo/turma 6ºB3, da professora Anabela Carvalho,  a apresentar de forma magnífica, os seus pareceres literários.
    A apresentação oral de uma obra lida, diante de uma turma, é uma prática pedagógica que desenvolve habilidades fundamentais para a comunicação e a expressão. Ao preparar-se para apresentar um livro, o aluno precisa organizar as suas ideias, identificar os pontos principais da obra e transmitir as suas impressões de forma clara e envolvente. Esse processo fortalece a capacidade de síntese, a argumentação e a autoconfiança, competências indispensáveis em contextos escolares e pessoais. Estes jovens leitores não se esqueceram de transmitir aos seus colegas tudo o que aprenderam com o seu livro Foi uma verdadeira partilha.







12 janeiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ilustrar Camões I


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, associando-se ao projeto da Rede de Bibliotecas Escolares Camões, Engenho e Arte.
    Desta vez, apresentámos a proposta, Ilustrar Camões, a professores de Educação Visual de 8º e 9º ano, que prontamente aderiram a este projeto da biblioteca escolar. Depois de investigarem sobre a vida e a obra de Luís de Camões, os alunos criam uma composição visual retratando o poeta nas suas diversas facetas. A professora bibliotecária foi aos grupos/turmas de 8º e 9º ano divulgar o projeto com uma apresentação com sugestões de abordagens visuais e temáticas. A partir desse momento os esboços começaram a saltar da mão de cada aluno.
    Hoje revelamos o início dos esboços artísticos de alunos do professor Fernando Trigo, a quem desde já agradecemos o facto de mais uma vez ter aderido a um projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.