Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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14 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Leonor Oleirinha

   
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar pareceres literários dos seus leitores, que deste modo podem divulgar a obra que leram e motivar outros jovens a ler, tornando-se mediadores jovens de leitura. Do ponto de vista do leitor do parecer, receber uma indicação ou crítica literária de um colega torna a experiência mais relevante e motivadora. A identificação entre os jovens estimula o interesse pela leitura e cria um espaço para o diálogo sobre questões importantes, como valores, conflitos e emoções presentes nas histórias. Assim, o parecer literário entre jovens não apenas promove a literatura, mas também fortalece a autonomia, a empatia e a interação no ambiente escolar. É uma prática que une o prazer de ler à aprendizagem, formando leitores críticos e conectados entre si.
    Hoje divulgamos as palavras de Leonor Oleirinha sobre a obra A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Brubaker Bradley.


13 janeiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ler Camões

    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro aceitou o desafio da Rede de Bibliotecas Escolares, e envolveu-se na iniciativa de leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra. No próximo dia 23 de janeiro, data em que se supõe ter nascido Luís Vaz de Camões, neste ano que se celebram os 500 anos do seu nascimento, 32 grupos/turmas vão ouvir, em simultâneo, poesia camoniana. Pelas 10 horas e 30 minutos, alunos de 9º ano, professores, auxiliares de ação educativa e funcionários técnicos administrativos, da Escola Básica Ferreira de Castro, vão Ler Camões para cerca de 800 alunos.





Tertúlias literárias (6ºB3)



    O projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Tertúlias Literárias, em parceria com  os professores de português de segundo e terceiro ciclos, continua a divulgar leituras e leitores. Hoje foi o grupo/turma 6ºB3, da professora Anabela Carvalho,  a apresentar de forma magnífica, os seus pareceres literários.
    A apresentação oral de uma obra lida, diante de uma turma, é uma prática pedagógica que desenvolve habilidades fundamentais para a comunicação e a expressão. Ao preparar-se para apresentar um livro, o aluno precisa organizar as suas ideias, identificar os pontos principais da obra e transmitir as suas impressões de forma clara e envolvente. Esse processo fortalece a capacidade de síntese, a argumentação e a autoconfiança, competências indispensáveis em contextos escolares e pessoais. Estes jovens leitores não se esqueceram de transmitir aos seus colegas tudo o que aprenderam com o seu livro Foi uma verdadeira partilha.







12 janeiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ilustrar Camões I


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, associando-se ao projeto da Rede de Bibliotecas Escolares Camões, Engenho e Arte.
    Desta vez, apresentámos a proposta, Ilustrar Camões, a professores de Educação Visual de 8º e 9º ano, que prontamente aderiram a este projeto da biblioteca escolar. Depois de investigarem sobre a vida e a obra de Luís de Camões, os alunos criam uma composição visual retratando o poeta nas suas diversas facetas. A professora bibliotecária foi aos grupos/turmas de 8º e 9º ano divulgar o projeto com uma apresentação com sugestões de abordagens visuais e temáticas. A partir desse momento os esboços começaram a saltar da mão de cada aluno.
    Hoje revelamos o início dos esboços artísticos de alunos do professor Fernando Trigo, a quem desde já agradecemos o facto de mais uma vez ter aderido a um projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.






09 janeiro, 2025

Tertúlias Literárias 5º ANO (B2,B3,C1,C2,C3)


    As Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com os professores de português, desempenham um papel central na formação de leitores críticos da Escola Básica Ferreira de Castro, estimulando a análise e a argumentação em torno de textos literários. Durante estes encontros com livros do projeto Cabaz Literário, os alunos aprendem a justificar as suas opiniões com base nos elementos do texto, como enredo, personagens e estilo. Esse processo desenvolve habilidades fundamentais para o pensamento crítico, como a interpretação, a reflexão e a construção de argumentos. 
  Esta semana, os alunos dos grupos/turmas do professor Diogo Vieira, do 5º ano, B2,B3,C1,C2e C3, apresentaram o seu parecer sobre o livro que leram e motivaram os colegas para a suas leituras. Alguns alunos, pela primeira vez fizeram apresentações orais, e mesmo com o nervosismo normal, correu muito bem.