Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

22 maio, 2024

Concurso Ideias para um território sustentável


    É com muita satisfação que noticiamos que a Escola Básica Ferreira de Castro foi a vencedora nacional do Concurso Ideias para um território sustentável, com a equipa dos alunos do 5ºA3 e a professora bibliotecária.
    O júri foi constituído por elementos da Direção Geral do Território, do Património Cultural I. P., da Ordem dos Arquitetos, da Associação dos Arquitetos Paisagistas, da Direção Geral da Educação, da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Gabinete FAJúnior da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e perito convidado.
    A equipa vencedora do 5ºA3, constituída pelos alunos Levi Campos Lisboa, Maya Bueno Louzado, Dinis Curvacheiro dos Santos e Martim Nunes Bastos, está de parabéns! Foram os seguintes os projetos vencedores:




    O concurso desafiou os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o país a contribuírem com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, na relação que este estabelece com a paisagem e o território envolvente. Foram submetidas 50 candidaturas, envolvendo mais de 250 alunos de escolas de todo o país!
https://www.ppas.pt/concurso/resultados.html


21 maio, 2024

O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Articulação curricular

    Entre os meses de abril e maio, a disciplina de matemática dedicou parte das suas aulas à integração curricular do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. O museu trabalhado é o Museu das Artes de Sintra.


    Os conteúdos curriculares de Matemática, explorados na atividade incluíam Figuras no plano; Posição relativa de retas; Amplitude e construção de ângulos; Polígonos e seus elementos e propriedades; Construção de triângulos.


    A partir de imagens impressas fornecidas, de quadros abstratos ou cubistas, a preto e branco, e observando a imagem correspondente a cores, os alunos reconhecem figuras geométricas que compõem o quadro, tiraram de algumas delas as respetivas medidas , desenham-nas e recortam em cartolina as figuras geométricas planas com as mesmas dimensões da imagem e com a cor correspondente ao original da pintura. No fim, colam na imagem a preto e branco de forma a ficarem sobrepostas à imagem.
 

    Pretendeu-se recrear quadros através de figuras geométricas, e desenvolver a percepção da composição artística.





    Os alunos também construíram um cartaz sobre a PAZ utilizando elementos geométricos.

    Os alunos ( pequenos matemáticos e artistas) mostraram-se muito esforçados e envolvidos com empenho em todos os momentos da atividade.


 

17 maio, 2024

Os recursos Minerais que olhamos mas não vemos


Agora são os alunos do 9ºB2 e 9ºB3 que participam na atividade "Os recursos minerais que olhamos e não vemos",  jogo onde os participantes são desafiados a identificar minerais como fontes de elementos químicos a serem utilizados em objetos existentes em diversos contextos como sejam a medicina, cultura, ciência e tecnologia, desporto, transportes, cozinha. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no Programa Cientificamente Provável, teve o prazer de poder dinamizar mais uma atividade promovida pelo CERENA, Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico. A professora Amélia Dionísio, a quem muito agradecemos, do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Instituto Superior Técnico, colaborou mais uma vez com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro
















16 maio, 2024

Os recursos Minerais que olhamos mas não vemos


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no Programa Cientificamente Provável, teve o prazer de poder dinamizar mais uma atividade promovida pelo CERENA, Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico. O jogo "Os Recursos Minerais que Olhamos e Não Vemos", dirigido a cerca de 80 alunos do 9º ano, procurou, de forma descontraída, mostrar a importância dos recursos minerais no quotidiano. A professora Amélia Dionísio, do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Instituto Superior Técnico colocou todos os alunos a descobrir os recursos minerais que tanto utilizamos mas que nos passam desapercebidos. Na medicina, no desporto, na tecnologia, nos transportes, na cozinha e em tantas outras aplicações, os recursos minerais que utilizamos são finitos e o que por vezes parece sustentável, não o é. No final de cada jogo, com a ajuda da mascote José Maria, cada turma pode conhecer a utilização dos minerais na nossa vida quotidiana. Aqui revelamos a atividade do 9ºC2.