De fevereiro a maio, a disciplina de HGP dedicou parte das suas aulas ao projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. O museu trabalhado é o Museu das Artes de Sintra.
No Museu Municipal das Artes de Sintra, MU.SA, as exposições temporárias versaram maioritariamente sobre a Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974. Deste modo, a maioria do trabalho com os alunos, neste projeto, incidiu sobre este acontecimento.
A disciplina de História pretendeu a contextualização histórica da Revolução de 25 de abril de 1974. Pesquisa na Biblioteca Escolar, entrevistas a elementos da família sobre a Revolução de 24 de abril e debate em grupo turma sobre as conquistas da revolução, foram algumas das estratégias aplicadas.
Esta contextualização histórica serve para a construção de cartazes, painéis, esculturas em 3D e cravos em origami onde se destacam palavras/expressões relacionadas com a Ditadura e a Democracia. Nesta interdisciplinaridade com a disciplina de EVT e Matemática, pretendeu-se também a participação das famílias e a participação ativa dos alunos na palestra a realizar com Eugénio Ruivo – antigo preso político da PIDE.
O que a disciplina de História pretendeu foi a compreensão por parte dos alunos do que foi o Estado Novo (1933-1974): compreender a ascensão de Salazar e a construção do Estado Novo; conhecer e compreender os mecanismos de difusão dos ideais do Estado Novo e de repressão para com os opositores; conhecer e compreender os principais movimentos de resistência ao Estado Novo; conhecer e compreender a manutenção do colonialismo português e a Guerra Colonial.
Sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o regime democrático, a disciplina de História pretendeu dar a conhecer e compreender as causas do golpe militar do 25 de Abril de 1974, as consequências do 25 de Abril de 1974 ao nível da democratização do regime e da descolonização, e ainda dar a conhecer os órgãos de poder democráticos.