A Direção-Geral do Território, a Ordem
dos Arquitetos, a Direção-Geral do Património Cultural e a Associação
Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas lançaram o Programa Paisagem e
Arquitetura Sustentáveis (PPAS), um programa financiado pelo Fundo
Ambiental, que visa capacitar as novas gerações para compreenderem e
enfrentarem os desafios ambientais atuais e futuros, através da educação para
arquitetura e paisagem, assegurando um conjunto de atividades. A implementação
do programa conta com o envolvimento da Direção-Geral dos Estabelecimentos
Escolares e da Direção-Geral da Educação, que se associaram a esta iniciativa,
apoiando a sua conceção e divulgação.
O
Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PAPS) inicia a sua intervenção no
presente ano letivo de 2023/24. Este programa tem como objetivo a promoção da
educação para a sustentabilidade, através da arquitetura e da paisagem,
enquanto forma de capacitar as novas gerações para compreender enfrentar os
desafios ambientais atuais e futuros. O desenvolvimento do Programa engloba a
oferta de formação certificada de professores, a realização de workshops em
cinco escolas e a promoção de um concurso nacional.
Foi neste
contexto que a Escola
Básica Ferreira de Castro, através da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro,
foi convidada a integrar o grupo de cinco escolas a nível nacional para a
execução do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis neste
presente ano letivo de 2023/24, integrado na Política
Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) que visa, através do cruzamento entre
arquitetura e a paisagem, a sensibilização para a conservação do património
natural e construído e para a importância de práticas arquitetónicas e
urbanísticas mais sustentáveis.
A execução
do PPAS, neste ano letivo, foca-se no 2.º Ciclo do Ensino Básico e engloba a
realização de workshops em cinco escolas distribuídas pelo território nacional.
Estas ações têm como objetivo proporcionar aos alunos e professores envolvidos
experiências específicas em torno das temáticas da Arquitetura e da Paisagem,
contribuindo para a consciencialização do espaço envolvente e da sua intrínseca
relação com os valores da qualidade espacial e sustentabilidade ambiental.
Foram
os alunos do 5ºA1 e 5ºA4 que participaram neste workshop. As atividades realizaram-se no dia 1 de março
com uma sessão de abertura onde a arquiteta Margarida Louro, da Faculdade de
Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, fez a apresentação do programa e
explorou com os alunos os conceitos de arquitetura, paisagem e sustentabilidade,
para além de os preparar para as atividades/etapas seguintes, motivando-os para a necessidade de associar
de forma harmoniosa território, arquitetura, paisagem e
sustentabilidade.
Para além da
arquiteta Margarida Louro, estiveram ainda connosco os arquitetos Francisco
Oliveira e Inês Marques, também da Faculdade de Arquitetura da
Universidade Técnica de Lisboa, e Marta Rodrigues, da Direção Geral do
Território, que deram o seu contributo na dinamização das atividades
desenvolvidas com os alunos.
Tivemos também a presença da equipa de reportagem da DGEstE que testemunhou o entusiasmo dos nossos alunos.