O documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória refere que se pretendem implicações práticas na ação educativa, compreendida como uma ação formativa especializada, fundada no ensino, que implica a adoção de princípios e estratégias pedagógicas e didáticas que visam a concretização das aprendizagens.
Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu uma interpretação textual dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, plasmado na sua apresentação artística, através da disciplina de Educação Visual.
Hoje Lara Teixeira do 9º C1 interpreta o artigo 9º sobre a injustiça de ser arbitrariamente preso, detido ou exilado, através da representação simbólica das mãos agrilhoadas. Ian Spencer do 9ºA3 dá-nos a detenção através de um rosto entre grades cinzentas no contraste colorido da janela em fundo. A simbologia da cor associado ao confronto entre o aprisionado cinzento e a cor alegre da liberdade. Mais uma vez se revela a interpretação textual subjacente aos recursos pictóricos utilizados.