Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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31 janeiro, 2023

Vou levar-te comigo (primeiro semestre)


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na ação Escola a Ler, integrada no Plano Escola + 21|23, no projeto Vou levar-te comigo! , envolveu no primeiro semestre, entre setembro e novembro,  10 turmas de 7º ano, 10 turmas de 8º ano e 11 turmas de 9º ano, num total de 753 alunos. Foi uma tarefa só possível com o envolvimento de 8 professores de Português a quem agradecemos toda a disponibilidade e colaboração.
No segundo semestre estamos preparados para mais turmas, mais alunos e mais professores.













30 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 4º artigo


Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu desenvolver nos alunos o pensamento crítico. Criando a tensão entre palavras e imagens dá-se à ilustração uma função expressiva e interpretativa. Com a parceria da disciplina de Educação Visual os alunos representam as  ideias que assimilaram utilizando os códigos visuais que conhecem. O artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos Humanos é aqui ilustrado por Beatriz Varandas do 9ºA1 e por Constança do 9º B3.






Mediação Ler+Jovem (Uma amizade premiada)


O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os leitores jovens em divulgadores de livros. Os leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro são estimulados a expressar a sua relação com o livro lido e a revelar o seu ponto de vista relacionado com as temáticas abordadas nas obras. Hoje é Beatriz Nunes do 9ºB4 que nos fala da mensagem do livro que leu.





29 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 3º artigo



Promover a reflexão em meio escolar sobre as questões da igualdade, da cidadania, dos direitos humanos, foi um dos objetivos do Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Pretendemos implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração.
Vida, liberdade e segurança são os direitos defendidos no artigo 3º. Diogo Almeida do 9ºB3 ilustra o direito biológico à vida através da ilustração de um coração. Constança Pinto ilustra-nos o direito à vida e liberdade utilizando a imagem das mãos dadas que simbolizam união e cumplicidade, associado à diferenciação da cor, exprimindo a igualdade entre raças diferentes. A corrente surge aqui como símbolo de união, integração e vínculo. O que mais uma vez podemos concluir é que só é possível ilustrar uma mensagem depois de a entender e interpretar, o que os nossos alunos fizeram de forma magnífica.











Mediação Ler+Jovem (Um momento inesquecível)


 Encantar-se com um livro da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no Projeto Mediação Ler+Jovem, e contagiar outros leitores, foi a experiência de Catarina Barros do 9ºC2, ao partilhar a sua leitura.






28 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 7º artigo

Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, agregamos a interpretação do texto à construção de sentidos, treinando competências de literacia visual na associação ao concreto de uma ideia. Hoje temos a ilustração do artigo 7º pela Cláudia Silva do 9ºA4 e David Vaquinhas do 9ºB4, que expressaram a noção de igualdade perante a lei ultrapassando raças, doenças, incapacidades, género, nacionalidades e riqueza. Estes dois artistas souberam muito bem abarcar a noção de justiça igualitária.





Mediação Ler+ Jovem (Uma aventura na biblioteca)


Envolvidos os alunos na promoção da leitura, junto dos pares, cada leitor escreve um comentário promocional sobre o livro lido da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, num texto de motivação e divulgação, em sistema de auto avaliação dos benefícios e prazer da leitura. Cada leitor partilha as impressões sobre o livro e a sua experiência leitora com a obra abordada. Hoje são as palavras de Leonor Sequeira do 8ºA3 que nos motivam para a leitura.




 

27 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 4 º artigo


Se o ato de ler é, antes de tudo, um ato de conhecimento e de reflexão, a ilustração é a expressão plástica do significado construído. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com Educação Visual, os nossos alunos são convidados a interpretar visualmente as ideias expressas em cada artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desta vez foram os alunos Carolina Freitas do 9ºA3 e Emilly Morais do 9º B1, que atribuíram imagens de força e revolta ao tema da escravidão mencionado no artigo 4º. 




26 janeiro, 2023

Mediação Ler+Jovem (O Reino do Dragão de Ouro)


 Compartilhar e transmitir o prazer pela leitura é um dos objetivos das bibliotecas escolares, e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, transforma o jovem leitor em elo de ligação entre os livros e novos leitores. Prosseguimos na tarefa de revelar experiências leitoras.



Ilustrar os Direitos Humanos - 9º artigo


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os valores que integram o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, nomeadamente em Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos. Com este projeto conduziu-se o aluno à compreensão, uso e reflexão, dos textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e simultaneamente à expressão através da ilustração, como um processo artístico de interpretação visual.
O artigo 9º é apresentado aqui por Gabriela Silva do 8ºA3 e Frederico Afonso do 9ºA4. O direito a não ser preso, detido ou exilado arbitrariamente é representado por Gabriela mais uma vez utilizando-se a simbologia do punho cerrado erguido no ar que é um símbolo de desafio e resistência, associado a correntes e uma gaiola que representam a prisão e o enclausuramento. São utilizadas representações simbólicas da imagética universal.
No caso de Frederico Afonso ele utiliza a imagem estilizada de muros, grades e barreiras geográficas para nos transmitir o intransponível e a fuga.