Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

20 setembro, 2021

Leituras+ em Rota Livre




Retomamos este ano letivo o projeto Leituras+ em Rota Livre na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Pegando na simbologia dos quatro principais pontos cardeais, este projeto pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.




10 setembro, 2021

Novas leituras e novos leitores



 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi à Feira do Livro de Lisboa a pensar em novas leituras e novos leitores da Escola Básica Ferreira de Castro. É um novo ano letivo que vai começar!

18 junho, 2021

PALAVRA PUXA PALAVRA - O Geniozinho

A missão da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro de divulgar experiências leitoras e angariar novos leitores, apresenta-se em diversos projetos. O Palavra Puxa Palavra é um projeto que pede aos nossos leitores que em poucas palavras revelem o seu parecer sobre a obra lida da biblioteca escolar. Obrigada Guilherme Garcez pela partilha.

Se eu fosse...ilustrar: Se eu fosse um sorriso



O projeto Se eu fosse…ilustrar, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende numa primeira etapa, através da escrita criativa, desenvolver neste tema o pensamento abstrato e o uso da imaginação em situações hipotéticas, e simultaneamente estimular a expressão escrita de construção coletiva. Pretende-se também associar a mensagem verbal à imagem visual interpretando o texto escrito através da ilustração. Hoje é o trabalho da turma A1 do 5º ano quer editamos e a quem agradecemos, junto da sua professora Teresa Vieira, a resposta a este desafio da biblioteca escolar.






Ler o Holocausto : Noite

Hoje editamos mais uma partilha de apreciações sobre obras da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, referentes a publicações que retratam a realidade do Holocausto da Segunda Guerra Mundial, no projeto da nossa biblioteca escolar Ler o Holocausto, dirigido preferencialmente a professores e alunos de História de 9º ano, a quem agradecemos a participação neste desafio da biblioteca escolar.



PROMOVER PARA LER+ (Os três porquinhos)


O leitor assume um papel atuante e deixa de ser mero decodificador ou recetor passivo e desenvolve gradualmente o pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo, através da interpretação que faz das palavras lidas. Cada faixa etária tem os seus códigos interpretativos o que permite que entre pares a mediação da leitura possa ter linguagens verbais e mentais mais aproximadas.
A mediação de leitura é basicamente a transmissão de uma experiência motivadora para novos leitores. Foi a esse desafio, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro respondeu, quando transformou leitores do seu acervo em mediadores jovens de leitura para os seus pares, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem.

PROMOVER PARA LER+ (Uma aventura na Quinta das Lágrimas)


 Solicitar ao jovem leitor anotações das reações face a uma leitura e pedir que partilhe os seus registos com outros colegas, pode revelar-se um mecanismo de mediação jovem de leitura. São estes alguns dos objetivos do projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje são as palavras de Laura Slva de 5º ano que editamos e a quem agradecemos a partilha..

Se eu fosse...ilustrar : Se eu fosse...!

 O projeto Se eu fosse…ilustrar da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro propôs a alunos e professores a redação de textos coletivos, sob tema Se eu fosse...,e ao mesmo tempo a respetiva ilustração das palavras. Aproveitando a participação no projeto solidário Histórias da Ajudaris, as turmas envolveram-se no mundo imaginário de realidades hipotéticas e criaram histórias e ilustrações. 

Hoje agradecemos à turma 6º C2 a participação neste projeto e à sua professora Anabela Carvalho.







Se eu fosse...ilustrar: Se eu fosse um contador de Histórias


O projeto Se eu fosse…ilustrar da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro propôs a alunos e professores a redação de textos coletivos, sob tema Se eu fosse ,e ao mesmo tempo a respetiva ilustração das palavras. Aproveitando a participação no projeto solidário Histórias da Ajudaris, as turmas envolveram-se na escrita criativa coletiva e na elaboração de representações plásticas das palavras escritas. Hoje agradecemos à turma C3 de 5º ano e à sua professora Cláudia Rolo a resposta pronta a este desafio da biblioteca escolar.









Ler o Holocausto - O violino de Auschwitz


Propiciando e facilitando o encontro, a descoberta e o diálogo entre livros e leitores, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, continua a estimular os leitores a compartilhar suas experiências e pontos de vista sobre a obra lida. No projeto Ler o Holocausto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promovemos a leitura e simultaneamente a reflexão sobre valores universais.

17 junho, 2021

Ler o Holocausto- O tatuador de Auschwitz

O projeto Ler o Holocausto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro edita mais uma reflexão retirada de mais um trabalho sobre uma obra referente a testemunhos do Holocausto da Segunda Guerra Mundial, adotado pela disciplina de História de 9º ano. Este projeto responde às intenções do Perfil do aluno á saída da escolaridade obrigatória quando as conexões entre o indivíduo e a sociedade e, concomitantemente, entre o passado e o futuro, colocam à educação e à escola múltiplos desafios que suscitam diversas questões. Por exemplo, saber como podem os sistemas educativos contribuir para o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios complexos deste século para a construção de uma sociedade mais justa.

O poeta agora sou eu: Sobre mim

Hoje editamos mais um texto do projeto O poeta agora sou eu, abraçado pelas turmas da professora Teresa Vieira, a quem agradecemos mais esta partilha.


Contar com Cézanne : Nunca desistas!

Clicar na capa

Com o Projeto Contar com… da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu-se o uso da pintura na escrita criativa, utilizando a arte como motivadora de comunicação, onde a observação dos quadros propostos é o ponto de partida para uma visão pessoal em que se ultrapassa a mera descrição e se pretende contar as e contar com as pinturas e seus autores.
Neste projeto atinge-se também a missão do Plano Nacional das Artes ao mobilizar a arte para o objetivo educativo, associando a pintura ao pensamento crítico e criativo.
Hoje é o trabalho de Catarina Gaspar, de 9º ano, da professora Anabela Sá Sil, que editamos em livro digital.



Contar com Monet - A trilha

Clicar na capa

Continuamos a divulgar o resultado da parceria estabelecida entre a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os professores de português de 2º e 3º ciclos, no projeto da biblioteca escolar, Contar com…
O projeto Contar com… pretende que se analise os elementos presentes nas obras de arte apresentadas, de modo a compreender e apreender a mensagem do artista, e daí escolher as personagens, os lugares e as principais ações de um texto narrativo, para uma escrita criativa. 
A Biblioteca Escolar edita hoje um texto de Thais Rodrigues da turma F do 9º ano, a quem agradecemos a participação neste projeto, junto com a sua professora Andreia Simão.