Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

05 maio, 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa e Leituras+ em Rota Livre



Em Dia Mundial da Língua Portuguesa a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha imagens de uma escola de Leituras+ em Rota Livre em tempo de pandemia, uma escola aLer+ na Rede de Escolas Leitoras do Plano Nacional de Leitura.







ORIGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA


A Língua é uma entidade viva e também a Língua Portuguesa tem a sua história e evolução. Para celebrarmos hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa, trazemos aqui um pouco da sua trajetória.



Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021


A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

Dia Mundial da Língua Portuguesa (unesco.org)

Celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa 
como um dia de encontros e trocas, 
nas palavras da Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO,

PROMOVER PARA LER+ (A união faz a força)


É convicção da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que divulgar a relação que se estabelece entre o leitor e o livro, ajuda a aumentar o repertório dos novos leitores. Partilhar o registo da experiência leitora é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Agradecemos à Rita mais uma partilha.

04 maio, 2021

PROMOVER PARA LER+ (Os olhos de Ana Marta)


Uma jovem leitora manifestar o gosto pela leitura e a preferência por uma escritora é um excelente estímulo para novos leitores, neste projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro  Mediação Ler+ Jovem. Obrigada Sofia.
                                                                                                                                                    

03 maio, 2021

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: a independência e a diversidade da imprensa em tempos de crise


Esta segunda-feira, 3 de maio, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com o tema “Informação como bem público”. Em mensagem sobre a data, o secretário-geral diz que os desafios criados pela Covid-19 “sublinham o papel crítico da informação confiável, verificada e universalmente acessível para salvar vidas e construir sociedades fortes e resilientes.”
ONU News
Partilhamos
as palavras de António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas 
sobre a independência e a diversidade dos mídia em tempos de crise.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: o Jornal do Fundão


A 3 de maio as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
A propósito deste dia publicamos
uma reportagem sobre o Jornal do Fundão durante o Estado Novo em Portugal, 
reveladora dos mecanismos da censura sobre a imprensa,
antes da Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974.


02 maio, 2021

01 maio, 2021

PROMOVER PARA LER+ (O meu livro tem bicho)

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a compor a imagem dos pareceres literários dos seus leitores. Hoje é a Sofia Chakuetadze do 5º ano que nos revela a importância do livro que leu. Obrigada Sofia.

30 abril, 2021

29 abril, 2021

Lido e ilustrado - Gravity Falls


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a resposta de alunos e professores ao projeto Lido e Ilustrado, onde a ilustração surge como a interpretação visual do excerto de uma obra lida. Hoje é o Afonso Pepe da turma E do 9º ano que responde a este desafio da biblioteca escolar.

28 abril, 2021

PROMOVER PARA LER+ (Em casa de Vasco)


Levando o leitor a posicionar-se criticamente perante o livro lido permite uma maior consciencialização do efeito da experiência leitora. A partilha da experiência funciona como promoção da leitura.

27 abril, 2021

PROMOVER PARA LER+ (Diário de um Vampiro Banana)


Desafiar um jovem leitor a expressar o seu envolvimento com a obra lida pode motivá-lo e encontrar pontos positivos na sua leitura, o que por um lado pode ganhar-se um adepto da leitura e potenciar simultaneamente a disseminação da experiência leitora. São estes alguns dos objetivos do projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.

26 abril, 2021

PROMOVER PARA LER+ (Olá, eu sou um livro!)


O projeto Mediação Ler+ Jovem da biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende propiciar encontros com livros , pela mão de jovens leitores capazes de motivar novos entusiastas.

24 abril, 2021

23 abril, 2021

Palavra Puxa Palavra - Um viagem ao tempo dos castelos


 Mais umas palavras em defesa de um livro lido da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, hoje Dia Mundial do Livro.



PROMOVER PARA LER+ (O menino que não gostava de ler)


Dar sentido à aprendizagem com a leitura através de uma experiência leitora entre pares, pode ser motivador para a abordagem de novas leituras. O projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Mediação Ler+ Jovem, pretende estabelecer este encadeamento.