Foi a vez dos alunos do 7ºA4 participarem no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Leituras+ em Rota Livre, e virem à biblioteca escolar escolher o livro que irá compor o seu Cabaz Literário. A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental na formação de leitores. Ao proporcionar acesso a livros diversificados, adequados às diferentes idades e interesses, estimula o gosto pela leitura desde cedo. Num ambiente convidativo e enriquecedor, os alunos são incentivados a explorar histórias, desenvolver a imaginação e adquirir hábitos de leitura que os acompanharão ao longo da vida.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
10 março, 2025
07 março, 2025
Miúdos a Votos : o teu voto conta!
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo nono ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
Está na hora do voto nacional com a participação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os alunos de 2º e 3º ciclos da Escola Básica Ferreira de Castro. As eleições são a 12 de março e todos os votos contam!
03 março, 2025
Mediação Ler+ Jovem com Isabella Oliveira
Hoje divulgamos mais um parecer literário de uma leitora da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. O Rapaz que Ouvia as Estrelas, de Tim Bowler, foi a obra escolhida. É nítido o quanto este livro tocou a Isabella. A elaboração de um parecer literário incentiva o gosto pela leitura, pois leva os alunos a envolverem-se ativamente com o livro. Quando um jovem leitor escreve sobre uma obra, ele tem a oportunidade de expressar as suas emoções, opiniões e interpretações, o que pode aumentar a sua motivação para ler mais. Foram estes alguns dos objetivos que estiveram subjacentes à criação deste projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem, integrando as Escolas a ler mais e melhor, da Rede de Bibliotecas Escolares.
28 fevereiro, 2025
História feita em notícia : Notícias do Reino de Portugal de D. João I a D. Sebastião
Os alunos de 8º ano continuam a vir à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro para participar no projeto História feita em notícia : Notícias do Reino de Portugal de D. João I a D. Sebastião. Transformados em jornalistas do passado, os nossos alunos escolhem um acontecimento histórico de D. João I a D. Sebastião, e transformam-no em notícia, consultando historiadores e lendo obras do acervo da biblioteca escolar.
Um dos maiores desafios no ensino da História é tornar os acontecimentos do passado relevantes para os alunos. A transformação desses eventos em notícias permite criar uma ligação direta entre a narrativa histórica e a comunicação contemporânea. Este método pedagógico estimula a curiosidade e a criatividade, ao exigir que os alunos interpretem factos e os transmitam de forma clara e atrativa.
Além disso, ao adaptar um facto histórico ao formato de uma notícia, os alunos desenvolvem competências de pesquisa, síntese e objetividade. Mais do que um exercício de escrita, esta prática promove uma consciência informada, ajudando os jovens a compreender a importância do jornalismo e da veracidade na construção do conhecimento histórico.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece aos professores de História de 8º ano a adesão a este projeto, integrado no Projeto Leituras+ em Rota Livre, na modalidade Trajetos para Ler+, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pertencendo assim aos projetos das Escolas e Ler Mais e Melhor, da Rede de Bibliotecas Escolares.
Hoje divulgamos as imagens dos grupos/turmas das equipas do 8ºA e 8ºB que visitaram a nossa biblioteca para fazer mais um momento de pesquisa.
Arquiteturas recortadas (7ºC1)
Com o gabinete FaJunior , da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, foi possível à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro ter mais uma vez a presença da arquiteta Margarida Louro (a quem agradecemos mais uma vez toda a disponibilidade e simpatia), na dinamização da oficina Arquiteturas Recortadas. Integrados no Programa Cientificamente Provável, da Rede de Bibliotecas Escolares, os alunos do 7ºC1 experimentaram a arte do Kirigami, na perceção do envolvimento do espaço, da roupa que vestimos aos edifícios que habitamos.
A motivação para a Arquitetura não se destina apenas a futuros arquitetos, mas a qualquer cidadão que viva e interaja com os espaços construídos. Uma aprendizagem atenta da Arquitetura permite aos alunos refletirem sobre o impacto das construções no ambiente, na funcionalidade das cidades e na qualidade de vida. Através dessa consciência, tornam-se cidadãos mais participativos, capazes de valorizar o património, exigir espaços mais inclusivos e contribuir para um urbanismo mais sustentável. Afinal, compreender Arquitetura é compreender o próprio modo como vivemos.
Subscrever:
Comentários (Atom)
.png)





























.png)






















