Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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27 fevereiro, 2025

Os recursos minerais que olhamos mas não vemos (9ºA2, 9ºA3, 9ºB3)


     A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no Programa Cientificamente Provável, da Rede de Bibliotecas Escolares,  teve o prazer de poder dinamizar mais uma atividade promovida pelo CERENA, Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico. O jogo "Os Recursos Minerais que Olhamos e Não Vemos", dirigido a cerca de 80 alunos do 9º ano, procurou, de forma descontraída, mostrar a importância dos recursos minerais no quotidiano. A professora Amélia Dionísio, do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Instituto Superior Técnico colocou todos os alunos a descobrir os recursos minerais que tanto utilizamos mas que nos passam desapercebidos. Na medicina, no desporto, na tecnologia, nos transportes, na cozinha e em tantas outras aplicações, os recursos minerais que utilizamos são finitos e o que por vezes parece sustentável, não o é. No final de cada jogo, com a ajuda da mascote José Maria, de José Maria Ferreira de Castro,  cada turma conheceu a utilização dos minerais na nossa vida quotidiana.
    A aprendizagem sobre a economia sustentável no consumo de minerais é essencial para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Os minerais são recursos naturais finitos, extraídos da Terra para produzir bens essenciais à vida moderna, como eletrónicos, veículos e infraestruturas. No entanto, a sua exploração descontrolada pode ter impactos ambientais e sociais significativos.
    Nas escolas, ensinar economia sustentável ajuda os alunos a compreenderem o ciclo de vida dos minerais, desde a extração até à reciclagem, promovendo um pensamento crítico sobre o consumo responsável. Ao incluir esta temática na planificação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendemos que os alunos se tornem mais preparados para tomar decisões informadas e apoiar práticas que minimizem o impacto ambiental e promovam o desenvolvimento sustentável.
    A professora Amélia Dionísio, a quem muito agradecemos, do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Instituto Superior Técnico, colaborou mais uma vez com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro












Literacia Financeira: Impostos e cidadania financeira (8ºC)


    No âmbito da Literacia Financeira, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro proporcionou, a alunos de 8º ano, a formação Impostos e Cidadania Financeira. Os nossos alunos dos grupos/turmas 8ºC1 e 8ºC2 perceberam como funcionam e para que servem os impostos. A evolução dos impostos, a importância dos impostos na vida económica e social de um país, as diferentes taxas e impostos de Portugal e a importância dos impostos para a manutenção dos serviços públicos, foram alguns dos temas abordados por Sérgio Felix, que mais uma vez teve a gentileza de colaborar com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, representando a Associação Sintra És+ e a Câmara Municipal de Sintra.
    A cidadania financeira implica o uso responsável dos recursos financeiros, respeitando direitos e deveres dentro da sociedade. Envolve pagar impostos corretamente, evitar práticas económicas prejudiciais e conhecer os mecanismos de proteção ao consumidor. Um cidadão financeiramente consciente não só gere bem o seu dinheiro, mas também participa ativamente na economia, exigindo transparência e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A cidadania financeira também inclui o combate à corrupção e a promoção de uma economia mais justa para todos. São estes alguns dos princípios que nortearam a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na promoção de uma literacia e cidadania financeiras.







26 fevereiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Catarina Hermann


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, publica mais um parecer literário de uma leitora, que pode servir de motivação para outros jovens leitores. É a Catarina Hermann que nos diz o que sentiu ao ler o livro Fabricante de Bonecas de Cracóvia, de R.M. Romero.
    A reflexão sobre uma obra lida é uma prática pedagógica essencial para transformar a leitura num processo de aprendizagem ativo. Quando o aluno é incentivado a pensar criticamente sobre o texto, desenvolve competências como a análise, a interpretação e a síntese de ideias. Este exercício vai além da compreensão literal, levando-o a explorar significados mais profundos, a questionar intenções do autor e a relacionar a obra com o seu próprio contexto e vivências. Assim, a reflexão literária torna-se um momento valioso de crescimento intelectual e emocional. Com este projeto Mediação Ler+ Jovem, a reflexão de uns alunos pode ser a motivação de outros, numa Escola a Ler Mais e Melhor.
 

25 fevereiro, 2025

Arquiteturas recortadas (7ºB1)


    No dia 25 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transformou-se num ateliê de arquitetura com a colaboração da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e do seu gabinete FAJúnior. Arquiteturas Recortadas foi o desafio que as turmas de 7º ano tiveram, recorrendo à arte tradicional japonesa de recorte de papel, Kirigami, criando representações variadas de objetos, edifícios e cidades. Esta atividade permite o contacto com elementos do espaço envolvente, que de uma forma lúdica, desenvolve a imaginação e a criatividade. Deste modo, voltámos a ter a presença da Faculdade de Arquitetura na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro através da arquiteta Margarida Louro, no âmbito do Programa Cientificamente Provável. Desta vez foram os alunos do 7ºB1, que ao som de música de Mosart, participaram nesta oficina, adquirindo uma percepção diferente de ocupação de espaço através da construção arquitetónica e do designe.
     O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabelece diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.


















O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Casa Museu Leal da Câmara


    Hoje foi o dia em que os alunos do grupo 6ºA1 leram o livro O Perfume dos Limões, de António Torrado. Através da leitura foi possível fazer uma primeira visita à casa Museu Leal da Câmara, integrada no Projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Câmara Municipal de Sintra e Rede de Bibliotecas Escolares. Interpretou-se o texto, conheceu-se a obra de Leal da Câmara e abordaram-se temas como o que é uma caricatura, ou como fazer uma crítica social ou política.