Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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19 fevereiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ilustrar Camões III


 Continuamos a divulgar o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ilustrar Camões, realizado em parceria com os professores de Educação Visual, Fernando Trigo e Susana Rodrigues. Neste que é o ano das comemorações do V centenário do nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro integra o programa da Rede de Bibliotecas Escolares, Camões Engenho e Arte
    Na rubrica (re)criar Camões, os nossos alunos continuam a elaborar os seus esboços e as suas obras artísticas, retratando a vida e obra do poeta através da ilustração. Além de facilitar a compreensão da narrativa, a ilustração estimula a imaginação e desperta a curiosidade, promovendo uma leitura mais ativa. Para alunos do ensino básico, a ilustração pode ser um recurso essencial na interpretação de obras de autores como Luís de Camões, ajudando-os a visualizar contextos históricos e culturais que, de outra forma, poderiam parecer demasiado abstratos.


 

 









18 fevereiro, 2025

Architionary (9ºA4, 9ºA2)


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve mais uma vez a presença da Arquiteta Margarida Louro, da FAJúnior, com o workshop Architionary, onde os alunos testaram os seus conhecimentos na área da arquitetura, de uma forma lúdica e educativa. Concebido a partir do famoso jogo Pictionary, no workshop Architionary a animação foi grande e as turmas/grupos de 9º ano envolvidos, competiram com os seus conhecimentos e artes visuais.
    A educação arquitetónica desperta nos alunos um olhar mais sensível e apurado para o espaço. Ao analisar edifícios, praças e ruas, eles desenvolvem a capacidade de observar proporções, materiais, texturas e interações humanas com o espaço. Esta atenção aos detalhes não só enriquece a sua perceção estética, mas também estimula a consciência crítica em relação ao ambiente urbano. Mais do que decorar nomes de estilos ou arquitetos, trata-se de aprender a ver, compreender e questionar o mundo construído. 

 











Ler o Holocausto (equipa 7ºC e 8ºA)


    Num mundo onde o negacionismo e a distorção da história continuam a ganhar terreno, é crucial que os jovens tenham acesso a testemunhos reais de quem viveu o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Estes relatos são provas inquestionáveis dos horrores que ocorreram, ajudando a combater a desinformação. Quando os jovens leem estas histórias, tornam-se guardiões da memória coletiva, garantindo que a verdade histórica não seja apagada ou deturpada. Este é um passo vital para a preservação da memória e para a defesa dos valores democráticos. São estes alguns dos objetivos do projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto. Hoje revelamos mais algumas imagens de alunos que escolheram ler testemunhos reais das experiências em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, e participar no Projeto Ler o Holocausto.









17 fevereiro, 2025

Ateliê Mascarilha (5º C3)


    A introdução da atividade artística na Biblioteca Escolar não só estimula a criatividade, mas também potencia o desenvolvimento da literacia e do pensamento crítico. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende  afirmar-se como um centro de aprendizagem multidimensional, onde a arte e o conhecimento se complementam para um desenvolvimento educativo mais amplo e significativo. Assim, continuamos a promover ateliês artísticos nas últimas semanas do mês de fevereiro, sujeitos ao tema Carnaval. Desta vez foi o grupo/turma 5ºC3 que veio à biblioteca escolar criar as suas mascarilhas.