Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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03 janeiro, 2025

Cabaz Literário (8ºA2 8ºA3 8ºD2 8ºD3)


     No passado dia 17 de dezembro, foram quatro os grupos/turmas a receber o seu Cabaz Literário do projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, contendo as suas escolhas literárias para as férias do Natal. Aguardaremos para janeiro os seus pareceres literários.
     Num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, é fundamental relembrar os jovens do poder transformador da literatura. Um livro é mais do que palavras numa página; é um convite à imaginação e à descoberta. Divulgar a literatura junto das novas gerações ajuda a contrabalançar o consumo passivo de conteúdos digitais e incentiva uma relação ativa com as histórias. Ler não é apenas uma forma de entretenimento, mas também um meio de viajar para outros mundos e épocas







02 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Flávio Ferreira

    Solicitar a um aluno que comente um livro que leu é uma prática pedagógica que consolida a experiência da leitura. Este exercício promove a reflexão, levando o aluno a compreender melhor o enredo, as personagens e os temas abordados. Ao organizar as suas ideias para elaborar um comentário, o jovem aprofunda a compreensão da obra e reforça a ligação entre a leitura e a expressão crítica. Este processo transforma a leitura num momento ativo de aprendizagem, essencial para o desenvolvimento de competências analíticas e interpretativas.
    Hoje publicamos o parecer literário de Flávio Ferreira sobre a obra de Maria Teresa Maia Gonzalez, Tomás e Bianca, para que outros jovens leitores se possam interessar pela obra, neste que é o projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.







Cabaz Literário (6ºC1)


     O incentivo à leitura, através de programas pedagógicos que promovam a divulgação de livros, é um dos pilares para a construção de mentes criativas e críticas. Ler estimula a imaginação, a capacidade de argumentação e o pensamento reflexivo, competências essenciais para o percurso académico e pessoal dos alunos. Com o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Cabaz Literário, os nossos alunos constroem o seu percurso literário com os livros que escolhem, que leem e dos quais expressam o seu parecer literário. No passado mês de dezembro foram também os alunos do grupo/turma do 6ºC1 que construíram o seu Cabaz Literário. 



20 dezembro, 2024

Cabaz Literário ( 5ºC3, 5ºB2, 5ºC2)


     A 18 e 19 de dezembro, foram três os grupos/turmas de 5ºano, a receber o Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, composto pelos livros que cada aluno escolheu para as suas férias de Natal.
     A literatura não é apenas uma fonte de prazer; é também um recurso valioso para a educação. Através dos livros, os jovens podem aprender sobre história, cultura, ciência e valores humanos. Ler ajuda a melhorar o vocabulário, a capacidade de escrita e a compreensão de textos, competências indispensáveis para o sucesso académico e profissional. A divulgação literária entre os jovens é, por isso, uma estratégia indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade mais culta e preparada para os desafios do futuro. São estes os propósitos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.







17 dezembro, 2024

Cabaz Literário (6ºC2)


    As bibliotecas escolares desempenham um papel essencial na divulgação literária, proporcionando aos alunos acesso a uma vasta gama de obras que enriquecem o seu repertório cultural. Através de iniciativas como o Cabaz Literário, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um agente ativo na formação de leitores críticos e apaixonados. No passado dia 12 de dezembro foram os alunos do 6ºC2 receber os livros do seu Cabaz Literário.


15 dezembro, 2024

Leituras + em rota livre (5ºC2)


     Mais um grupo/turma vem à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrado no projeto Leituras+ em rota livre, escolher a sua próxima leitura de obras integrais, das quais aguardaremos os seus pareceres para janeiro.
     A liberdade de escolher um livro para ler contribui para aumentar a motivação, pois os alunos sentem que têm controlo sobre a sua experiência de leitura. Pedagogicamente, esta prática incentiva a personalização da aprendizagem e demonstra que o ato de ler pode ser adaptado aos gostos e ritmos de cada um, promovendo uma abordagem mais inclusiva e efetiva à educação literária.





Cabaz Literário (6ºA4)


    Através de projetos como O Cabaz Literário, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamiza atividades que tornam a leitura acessível e atrativa para diferentes faixas etárias. Para além disso, ao disponibilizar livros que representam uma diversidade de autores, culturas e temas, contribui para uma educação mais inclusiva e enriquecedora, reforçando o papel central da leitura no desenvolvimento integral dos alunos. No passado dia 12 de dezembro, foram os alunos do 6ºA4 a receber o seu Cabaz Literário escolhido na biblioteca escolar.







14 dezembro, 2024

Leituras + em rota livre (5ºC1)


     Proporcionar aos alunos a escolha de um livro para ler é uma forma de valorizar a sua individualidade e promover o envolvimento emocional com a leitura. Cada aluno tem interesses, experiências e necessidades únicas, e permitir que selecionem um livro cria um vínculo mais forte com a obra escolhida. No passado dia 12 de dezembro foram os alunos do grupo/turma 5ºC1 que vieram à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro escolher a obra para leitura integral.



13 dezembro, 2024

Mediação Ler+ Jovem com Sâmelia Santos

     
     A prática do parecer literário insere-se numa abordagem pedagógica que valoriza a educação integral, onde o foco não está apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de valores, atitudes e competências transversais. A literatura e a sua discussão crítica ajudam os jovens a compreenderem melhor o mundo e o seu papel nele, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e ativos. Com o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem, os nossos jovens leitores são convidados a escrever o seu parecer literário sobre o livro que leram e assim a interiorizar a importância da sua leitura e ao mesmo tempo a motivar novos leitores. Nesta publicação é o parecer de Sâmelia Santos que exibimos, sobre a obra Uma surpresa caída do Céu, de Barbara O`Connor.


Leituras + em rota livre (8ºD3)


     Dar aos alunos a possibilidade de escolher um livro para ler não é apenas uma forma de os envolver no processo de aprendizagem, mas também um passo crucial na formação de leitores críticos. Ao selecionarem obras que refletem os seus interesses ou que despertam a sua curiosidade, os alunos aprendem a avaliar géneros, autores e conteúdos, desenvolvendo competências de análise e discernimento. É neste sentido que vai o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Leituras + em Rota Livre, quando convida os alunos do 8ºD3 a virem escolher as suas próximas leituras para as férias do Natal.